Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Muitos peregrinos em Fátima não escondem clareiras no Santuário

O Santuário de Fátima acolhe hoje de manhã milhares de fiéis para as cerimónias finais da peregrinação de outubro, embora registe muitas clareiras no recinto de oração.

Muitos peregrinos em Fátima não escondem clareiras no Santuário
Notícias ao Minuto

11:05 - 13/10/21 por Lusa

País Fátima

Presididas pelo arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, Sérgio da Rocha, estas cerimónias assinalam a 6.ª Aparição de Nossa Senhora, com particular destaque para o chamado "Milagre do Sol".

Sendo a primeira peregrinação sem limitação de peregrinos desde o início da pandemia, é a última grande peregrinação aniversária de um ano pastoral ainda muito marcado pela covid-19.

Nas cerimónias estão a participar 48 grupos organizados, sendo 19 deles portugueses, das dioceses do Algarve, Aveiro, Beja, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Lamego, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Setúbal e Vila Real, disse o departamento de informação do Santuário de Fátima.

Os restantes grupos inscritos são oriundos de países estrangeiros, com destaque para a Itália, com oito grupos, a França, com cinco, e a Espanha, com três.

Alemanha, Bélgica, El Salvador, Eslováquia, Irlanda, Polónia, Reino Unido, Estados Unidos da América e Suíça são outros países com grupos organizados em Fátima, onde também se encontra um grupo de filipinos residentes na Holanda.

A missa internacional, presidida pelo arcebispo brasileiro, está a ser concelebrada pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e cerca de 200 padres.

Aspeto que tem merecido atenção é a questão da segurança sanitária, com cerca de 60 pessoas (entre voluntários, servitas e escuteiros) a marcarem presença nas entradas do recinto de oração, a apelar ao uso de máscara pelos peregrinos e a dispensar álcool gel para higienização das mãos.

A recetividade por parte dos muitos peregrinos tem sido a nota dominante, com a generalidade a concordar com a manutenção destes procedimentos.

Leia Também: Peregrinação a Fátima "dentro da normalidade" e sem registo de incidentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório