Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Semáforos. Sabe o que significam as luzes verde, amarela e vermelha?

Parece simples e óbvio... mas pode não ser. A Guarda Nacional Republicana explica-lhe o que fazer em cada uma das situações que o semáforo lhe pode 'colocar'.

Semáforos. Sabe o que significam as luzes verde, amarela e vermelha?
Notícias ao Minuto

18:47 - 12/10/21 por Notícias ao Minuto

País Segurança Rodoviária

Verde. Amarelo. Vermelho. À primeira vista, o sistema de cores dos semáforos que estão 'espalhados' pelas estradas nacionais e internacionais para regular o trânsito parece fácil de entender. Mas será mesmo assim? A Guarda Nacional Republicana (GNR) socorreu-se das redes sociais para lhe explicar o que deve fazer em cada uma das situações que o semáforo lhe pode 'colocar'. 

Sob o mote "É preciso saber quando parar!", os militares começam por explicar, no Facebook, que a "sinalização luminosa destinada a regular o trânsito de veículos é constituída por um sistema de três luzes circulares, não intermitentes, com as cores vermelha, amarela e verde". 

Depois, indica o que somos obrigados a fazer quando confrontados com cada uma delas.

Assim: 

  • Luz vermelha: "Passagem proibida: obriga os condutores a parar antes de atingir a zona regulada pelo sinal"; 
  • Luz amarela: "Transição da luz verde para a vermelha: proíbe a entrada na zona regulada pelo sinal, salvo se os condutores se encontrarem já perto daquela zona quando a luz se acender e não puderem parar em condições de segurança. Obriga os condutores que já estiverem dentro da zona protegida a prosseguir a marcha"; 
  • Luz verde: "Passagem autorizada: permite a entrada na zona regulada pelo sinal". 

Ficou esclarecido? Neste post, note-se, a GNR usou formas geométricas, recentemente 'associadas' à série 'Squid Game', um sucesso do serviço de streaming Netflix. 

Leia Também: Crianças imitam ‘Squid Game’ durante recreio da escola na Bélgica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório