Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

DGS apela: Funcionários de lares sem vacina evitem contacto com utentes

"Se os funcionários não se vacinam deve haver uma reorganização do trabalho, por forma a que não sejam cuidadores diretos dos utentes. Portanto, fazer outra tarefas dentro dos lares", disse Graça Freitas.

DGS apela: Funcionários de lares sem vacina evitem contacto com utentes
Notícias ao Minuto

16:56 - 11/10/21 por Notícias ao Minuto

País Graça Freitas

A diretora-Geral da Saúde apelou, esta segunda-feira, a uma reorganização do trabalho nos lares, de modo a que seja evitado o contacto dos funcionários que não estão vacinados com os utentes. 

"Se os funcionários não se vacinam deve haver uma reorganização do trabalho, por forma a que não sejam cuidadores diretos dos utentes. Portanto, fazer outra tarefas dentro dos lares. Sei que, às vezes, é difícil. Mas o apelo é para que, de facto, se vacinem", revelou Graça Freitas, esta manhã, em entrevista à RTP

Declarações que surgem depois de ontem, em entrevista à TSF, o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, ter revelado que o número de funcionários não vacinados deve, atualmente, "andar à volta dos 250 a 400"

Número revelado num momento em que os idosos com 80 ou mais anos e os utentes de lares e de unidades de cuidados continuados começam a receber a terceira dose da vacina para reforçar a sua imunidade contra o vírus SARS-CoV-2. 

Estes dois grupos foram considerados prioritários para receberem este reforço da imunização contra a Covid-19, conforme anunciou na sexta-feira a DGS, que definiu que a administração desta 3.ª dose será, nesta fase, destinada às pessoas com mais idade.

Graça Freitas adiantou que a dose de reforço será administrada seis meses após a vacinação completa a "pessoas que ficaram com imunidade na primeira série vacinal", sendo agora necessário "passar a imunidade outra vez para o nível ótimo".

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos e Rt continuam a subir; Globo já no Ministério

Recomendados para si

;
Campo obrigatório