Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Aeródromo de Ponte de Sor é palco do Portugal Air Summit a partir de 4.ª

A quinta edição do "Portugal Air Summit" arranca na quarta-feira no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor (Portalegre), tendo a "maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica" como tema principal "Flying for a New Start".

Aeródromo de Ponte de Sor é palco do Portugal Air Summit a partir de 4.ª
Notícias ao Minuto

13:27 - 11/10/21 por Lusa

País Ponte de Sor

A iniciativa, promovida pelo município e a empresa TheRace, vai decorrer até domingo, depois de ter em 2020 ter adotado um formato híbrido devido à pandemia da covid-19.

A edição deste ano promete voltar a reunir cerca de 200 oradores oriundos de várias entidades relevantes da indústria, infraestruturas e serviços, para debaterem e analisarem em cerca de 50 conferências o setor da aviação -- tripulada e não tripulada --, aeronáutica, espaço e defesa.

O evento, que este ano já vai poder contar com a presença de público, vai manter o formato híbrido, sendo transmitido como uma emissão televisiva contínua via 'streaming', com dois estúdios instalados no aeródromo.

A pandemia da covid-19 afetou a economia mundial, tendo o setor da aeronáutica e aviação sido um dos que mais sofreu, o que leva a organização a promover um conjunto de debates e conferencias em que este tema marcará presença.

"TAP - desafios para um futuro a voar", "O papel da Regulação num mundo pós-covid", "Aeroportos: Desafios de um sector em recuperação", "A importância do setor aeroespacial e tecnologias associadas" são alguns dos temas que vão ser debatidos no decorrer da cimeira.

A edição deste ano do "Portugal Air Summit" vai voltar também a contar no espaço do aeródromo com áreas dedicadas a várias temáticas e um espaço para exposições.

Os três primeiros dias da cimeira vão estar focados nas conferências e no "networking", seguindo-se depois dois dias (sábado e domingo) mais lúdicos, com apresentação de 'airshows', uma passagem de dois F16, entre outras atividades.

Durante o "Portugal Air Summit", a Agência Espacial Portuguesa vai também promover a competição de lançamento de 'rockets' - "EuRoc- European Rocletry Challenge".

A segunda edição do "EuRoc -- European Rocketry Challenge" vai reunir 19 equipas e cerca de 400 estudantes originários de 13 países de toda a Europa.

Esta competição tem como objetivo "estimular" os alunos de engenharia a projetar, construir e lançar os seus próprios "rockets" a partir do Campo Militar de Santa Margarida, no distrito de Santarém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório