Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Há (apenas) dois concelhos em Portugal em risco extremo

Os dados por concelho foram atualizados, esta sexta-feira, no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Há (apenas) dois concelhos em Portugal em risco extremo
Notícias ao Minuto

16:02 - 08/10/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Alvito e Cuba são os dois concelhos de Portugal em risco extremo de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta sexta-feira, dia em que foram reportados 841 novos casos e oito mortes

Alvito é o concelho onde a situação é mais grave, com uma incidência de 2.391 casos de infeção por 100 mil habitantes. Segue-se Cuba, com uma incidência de 968 casos.

Há uma semana, recorde-se, Alcoutim era o único concelho de Portugal em risco extremo. Atualmente está com uma incidência de 674 casos. 

O risco extremo de infeção verifica-se quando um concelho tem uma incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos de infeção por 100 mil habitantes. 

Por outro lado, há quatro dezenas de concelhos que registam uma incidência de zero casos, de acordo com o mesmo relatório. 

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa "corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada".

Portugal segue no verde

Os dados da DGS atualizados esta sexta-feira mostram ainda que Portugal está na zona verde da matriz de risco, com o Rt nacional nos 0,92 e nos 0,91 no continente - ainda assim, uma ligeira subida fase à última atualização. 

Já a incidência nacional está nos 86,5 casos e no continente é de 86,7 casos. 

Notícias ao Minuto Matriz de risco mostra que Portugal está no verde© DGS  

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais oito mortes e 841 novos casos relacionados com a Covid-19. No total, desde o início da pandemia, o nosso país somou 18.027 óbitos e 1.074.109 contágios. 

Relativamente aos internamentos, há, neste momento, 332 pessoas internadas em unidades hospitalares (menos 21 do que na véspera), sendo que, destes, 52 (menos cinco) encontram-se em unidades de Cuidados Intensivos.

Leia Também: "O país nunca teve tantas vacinas contra a gripe como este ano"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório