Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Três surtos em lares de Beja infetaram 136 utentes, dois morreram

Três lares do distrito de Beja têm surtos ativos de Covid-19, tendo infetado um total de 136 utentes, dois dos quais morreram, revelou hoje fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Três surtos em lares de Beja infetaram 136 utentes, dois morreram
Notícias ao Minuto

18:07 - 07/10/21 por Lusa

País Covid-19

A vacina contra o coronavírus que provoca a doença da Covid-19 "deu uma ajuda enorme", porque estes surtos, se tivessem ocorrido "em janeiro" passado, provocariam "dezenas de óbitos", afirmou à agência Lusa o Delegado de Saúde Coordenador da ULSBA, Mário Jorge Santos.

O mesmo responsável precisou que os surtos de Covid-19 estão ativos nos lares da Fundação São Barnabé em Ferreira do Alentejo e das misericórdias de Vila Alva, no concelho de Cuba, e de Alvito.

No global, segundo os dados fornecidos à Lusa, estas três situações já infetaram 168 pessoas, 136 delas utentes - dois acabaram por morrer e 32 funcionários.

O surto no lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva chegou a ter "67" pessoas infetadas, 55 utentes e 12 funcionários, mas está agora com "44 utentes e cinco funcionários" com a infeção ativa, além de registar os dois óbitos, disse o responsável.

Já os outros dois surtos estão numa "fase mais precoce" e contabilizam "25 utentes e quatro funcionários" infetados no lar da Fundação São Barnabé em Ferreira do Alentejo e "54 utentes e 16 funcionários" com a doença na Misericórdia de Alvito, indicou.

De acordo com o clínico, estes surtos "têm características diferentes" dos ocorridos antes de serem disponibilizadas as vacinas contra a covid-19, já que, desta vez, afetaram "pessoas vacinadas".

Os sintomas da doença são agora "de baixa gravidade" e "muitos dos doentes estão assintomáticos", indicou o responsável, adiantando que as autoridades só conseguem "identificar os casos mediante rastreios sucessivos".

Contudo, ressalvou, a população dos lares "é muito envelhecida e tem outras doenças", pelo que, às vezes, "há desfechos fatais".

"Os casos sintomáticos são muito poucos", o que leva a crer que "a vacina é muito eficiente na prevenção de casos graves, mas não é tão eficiente na disseminação" da infeção em "ambientes" como os dos lares, concluiu.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.822.267 mortes em todo o mundo, entre mais de 236,23 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.019 pessoas e foram contabilizados 1.073.268 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Leia Também: Surto no lar da Misericórida de Arouca com 65 infetados e uma morte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório