Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Trabalhadores da limpeza no Hospital de São José em greve na sexta-feira

Os trabalhadores da limpeza no Hospital de São José, em Lisboa, contratados pela empresa Sá Limpa, vão estar em greve de 24 horas na sexta-feira, protesto que inclui uma concentração junto ao estabelecimento hospitalar, anunciou hoje o sindicato STAD.

Trabalhadores da limpeza no Hospital de São José em greve na sexta-feira
Notícias ao Minuto

16:30 - 07/10/21 por Lusa

País Lisboa

A greve destes trabalhadores da empresa Sá Limpa vai durar "todo o dia" de sexta-feira, com a concentração de protesto a decorrer "entre as 09h30 e as 11h30, na entrada principal do hospital", indicou o Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD), numa nota enviada à comunicação social.

"A Sá Limpa levantou processos disciplinares aos trabalhadores que fizeram greve no passado dia 14 de junho, em luta pelo pagamento dos feriados conforme o Contrato Coletivo de Trabalho assinado pelo STAD", apontou o sindicato.

Neste âmbito, os trabalhadores voltam a estar em luta na sexta-feira "contra a intimidação -- pelo arquivamento de todos os processos disciplinares!" e "contra a ilegalidade -- pelo cumprimento dos direitos adquiridos pelos trabalhadores!", avançou o STAD.

Em resposta escrita à agência Lusa, a empresa Sá Limpa expôs a recusa do STAD no cumprimento dos serviços mínimos durante a greve de sexta-feira.

"Quer pela clara ilegalidade do despacho, quer por o mesmo não ser sequer exequível, este sindicato não procede à designação dos trabalhadores afetos à execução de serviços mínimos", lê-se na resposta do STAD à notificação para o cumprimento de serviços mínimos, que foi dirigida ao secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, e ao secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales.

Respondendo à posição manifestada pelo STAD, a Sá Limpa disse: "compreenderão, seguramente, que o cumprimento dos serviços mínimos decretados pelo Governo em unidade hospitalar com a importância do Hospital de S. José é algo que esta empresa encara com muita seriedade".

"Aliás, entende a Sá Limpa que relevância noticiosa tem sim o facto de o sindicato que agencia a greve: 1) entender que a mesma empresa faz parte do setor empresarial do Estado (!); 2) não reconhecer ao Governo competência para fixar serviços mínimos (!!); e 3) demitir-se em absoluto de cumprir com os ditos serviços mínimos em unidade hospitalar em pleno surto pandémico (!!!)", enumerou a empresa de serviços especializados de limpeza.

Questionada sobre a instauração de processos disciplinares aos trabalhadores que fizeram greve em 14 de junho, a empresa não respondeu.

De acordo com o STAD, "a Sá Limpa afixou no local de trabalho e entregou aos trabalhadores um comunicado no qual tenta defender a sua posição de não aplicar o aumento do subsídio de refeição em janeiro de 2021 para os 4,77 euros, que é o valor da função pública".

O sindicato acrescentou que "os trabalhadores do Hospital Curry-Cabral já recebem esse valor", pelo que "os trabalhadores do Hospital de São José também têm o direito a receber".

"Por isto, a luta tem que continuar contra esta atuação ilegal e imoral da empresa: 1. Exigimos que os processos sejam imediatamente arquivados!; 2. Exigimos que os nossos direitos sejam cumpridos! A luta continua -- contra a repressão, a intimidação e a violação dos direitos dos trabalhadores!"; lê-se no comunicado do STAD.

Leia Também: Circulação da Fertagus condicionada amanhã devido à greve na IP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório