Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Norte: Seis detidos por roubo de 50 mil euros a idosas e outros assaltos

Idosas residentes em Vila Nova de Famalicão foram vítimas de 'homejacking' no dia 1 de julho de 2020. Suspeitos são também responsáveis por roubos a carrinhas de valores.

Norte: Seis detidos por roubo de 50 mil euros a idosas e outros assaltos
Notícias ao Minuto

16:28 - 07/10/21 por Notícias ao Minuto

País PJ

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, com a colaboração da Diretoria do Norte, deteve esta quinta-feira, fora de flagrante delito, seis homens "suspeitos da prática de crimes de associação criminosa, roubo agravado (consumado e tentado - com utilização de armas de fogo), sequestro agravado, violência depois da subtração, detenção de arma proibida, falsificação de documentos agravado e tráfico de estupefacientes". 

Através de um comunicado enviado às redações, a Judiciária detalha que os detidos têm idades compreendidas entre  os 55 e os 36 anos e que nenhum deles "apresenta qualquer atividade profissional, não lhes sendo conhecidos bens e/ou rendimentos de origem lícita". 

O inquérito em causa, titulado pelo DIAP de Guimarães, teve origem num 'homejacking' - crimes de roubo agravado e sequestro agravado, ocorrido no dia 1 de julho de 2020, numa freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão. As vítimas foram duas idosas que habitavam numa residência, a quem os suspeitos subtraíram cerca de 50 mil euros em dinheiro, várias peças e objetos em ouro, relógios de marca e duas viaturas topo de gama.

Depois disso, já a 26 de fevereiro deste ano, os suspeitos roubaram uma viatura de transporte de valores (VTV) em Gondomar, tendo tentado replicar o crime em Ermesinde a 13 de setembro e tendo mesmo conseguido levar a cabo outro roubo uma semana depois, dia 19, em Vila Nova de Famalicão. 

A PJ informa hoje que, na sequência do inquérito, foram cumpridos vários mandados de busca domiciliária e não domiciliária em várias localidades do Grande Porto, em Braga, Famalicão e Guimarães, diligências presididas por um Juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Guimarães. Foram apreendidas várias viaturas automóveis, armas de fogo, munições, produto estupefaciente, dinheiro, equipamentos de comunicações e vários objetos de valor.

No decurso das buscas, acrescenta a autoridade, foi ainda detido outro indivíduo, por detenção de armas proibidas e posse de produto estupefaciente (haxixe). 

Os detidos vão ser presentes às autoridades judiciárias competentes no Tribunal de Guimarães, para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.

A PJ remete mais esclarecimentos sobre esta operação para uma conferência de imprensa a realizar às 16h30 desta quinta-feira. 

Leia Também: Jovem em estado grave após ser baleado. Suspeito já foi detido pela PJ

Recomendados para si

;
Campo obrigatório