Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Primeiro fim de semana de outubro marcado pelo regresso da chuva

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva e descida de temperatura para este fim de semana.

Primeiro fim de semana de outubro marcado pelo regresso da chuva
Notícias ao Minuto

13:56 - 01/10/21 por Melissa Lopes

País Meteorologia

Com o ansiado mês de outubro a chegar (com todos os alívios que isso significa no calendário do desconfinamento), também a chuva estará de regresso. É essa a previsão dos meteorologistas para o primeiro fim de semana de outubro (afinal, já estamos no outono). 

Para amanhã, dia 2 de outubro, o IPMA prevê períodos de chuva e vento moderado no Norte e Centro, intensificando-se para o final do dia. Aliás, cinco distritos a Norte  (Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu e Vila Real) estarão sob aviso amarelo devido ao vento no sábado e no domingo. 

A par disso, registar-se-á uma subida da temperatura mínima no litoral Norte e Centro. No entanto, é de esperar igualmente uma pequena descida da temperatura máxima. 

A Sul, o dia será marcado por períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo no Algarve e no Baixo Alentejo durante a tarde. O IPMA sublinha também uma descida da temperatura máxima no sábado. 

Para domingo, dia em que a chuva se estenderá a todos os distritos do continente, está também prevista uma descida da temperatura máxima mais significativa. 

O IPMA prevê céu muito nublado, com abertas durante a manhã, tornando-se pouco nublado durante a tarde, e períodos de chuva, por vezes forte no Minho e Douro Litoral, em especial nas regiões montanhosas, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes durante a manhã e tornando-se pouco prováveis a partir do meio da tarde, pode ler-se no site do instituto. 

Na região sul, o céu estará geralmente muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir do início da tarde. São de esperar períodos de chuva durante a manhã, podendo estender-se até ao início da tarde no sotavento algarvio.

Se no sábado Faro ainda chegará aos 28ºC de máxima e Lisboa aos 25ºC, no domingo, estes dois distritos não irão além dos 22ºC. O distrito da Guarda, que amanhã ainda deverá registar 20ºC de máxima, no domingo não passará dos 13 (com uma mínima prevista de 7ºC). 

Nas regiões autónomas, no arquipélago da Madeira o céu apresentar-se-á amanhã pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo até ao início da manhã e no fim do dia. A temperatura máxima oscilará entre os 25ºC no Porto Santo e os 27ºC no Funchal.

Para os Açores está previsto, para todos os grupos do arquipélago, períodos de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiros fracos no final do dia. As temperaturas vão variar entre os 24ºC em Angra do Heroísmo, os 25ºC na Horta e em Ponta Delgada e os 26ºC em Santa Cruz das Flores. 

Leia Também: Poluição generalizada dos aquíferos ameaça água para consumo humano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório