Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Coimbra. Hospitais apresentam plano ainda sem localização da maternidade

A localização da nova maternidade ainda não consta do Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), apresentado hoje, que prevê um novo bloco para cirurgia de ambulatório no Hospital Geral (Covões).

Coimbra. Hospitais apresentam plano ainda sem localização da maternidade
Notícias ao Minuto

13:58 - 30/09/21 por Lusa

País Coimbra

"O plano estratégico nunca estaria completo sem considerar uma solução definitiva para o serviço de obstetrícia e neonatologia [nova maternidade], que será tomada a muito curto prazo", disse o presidente do conselho de administração do CHUC, Carlos Santos.

Falando aos jornalistas no polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) depois da apresentação do documento aos profissionais de saúde, o administrador explicou que a solução para a nova maternidade "está por dias", mas que ainda não consta do plano "por uma razão que tem a ver com a necessidade de acautelar com o novo executivo camarário um conjunto de requisitos necessários para o sucesso do projeto".

O presidente do CHUC voltou a frisar que a localização da nova maternidade, que vai substituir as duas existentes na cidade de Coimbra, tem de "respeitar fundamentalmente requisitos de natureza técnica, clínica e científica".

"Não existem dúvidas da parte de ninguém de que essa localização tem de ser junto a uma unidade hospitalar que assegure o apoio perinatal altamente diferenciado e, portanto, nesse sentido, espero que estejam reunidas todas as condições para que a unidade de apoio possa ser referência para a localização do novo serviço", referiu.

Para o Hospital dos Covões, Carlos Santos adiantou que está prevista a sua "valorização numa lógica de integração em lógica de centro hospitalar, ou seja, o CHUC nunca criará situações de concorrência dentro das suas unidades hospitalares, porque não é esse o nosso caderno de encargos".

Salientado que aquela unidade hospitalar é "essencial na estratégia do CHUC", o responsável frisou que tem "uma fortíssima componente de cirurgia de ambulatório", além de áreas de excelência "como são exemplos os implantes cocleares ou o medicina do sono e outros que estão em desenvolvimento, como a reabilitação cardiorrespiratória e a unidade de envelhecimento ativo e saudável, esta apoiada num projeto com várias entidades, entre elas a Universidade de Coimbrão com uma componente forte de investigação".

Segundo afirmou, está prevista a construção de um edifício de raiz, ligado ao edifício principal, que vai "acomodar cerca de 25 a 30% de toda a atividade em ambulatório que neste momento existe no polo dos HUC".

"Isto permite um foco na vertente ambulatória e a deslocalização desta atividade permitirá descongestionar um número muito significativo de consultas e atribuir uma outra vida e outro futuro ao Hospital dos Covões, nesta lógica integrada de centro hospitalar", disse.

Depois de aprovado o projeto, que neste momento ainda é só uma intenção, o novo edifício vai ter um prazo de execução de dois anos.

O polo HUC, segundo Carlos Santos, vai continuar a localizar as respostas "altamente diferenciadas", como as vias verde AVC, coronária e a aposta na criação e implementação da via verde do trauma, bem como toda a cirurgia altamente diferenciada e a atividade clínica mais complexa, em complementaridade com o Hospital Pediátrico.

Leia Também: Mortalidade em Portugal mais próxima dos indicadores dos países europeus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório