Há 10 portugueses a serem procurados pela Interpol. Eis os crimes

São todos homens e o tráfico de droga é o crime mais frequente. O mais conhecido é Duarte Lima.

Notícia

© CRIS BOURONCLE/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
29/09/2021 23:45 ‧ 29/09/2021 por Notícias ao Minuto

País

Interpol

Há 10 alertas vermelhos, no site da Interpol, para suspeitos portugueses que estão em fuga à Justiça em diferentes países.

São todos homens e o tráfico de droga é o crime mais frequente.

O mais 'famoso' dos fugitivos é Duarte Lima. Mas vamos conhecer um a um:

Mário António Fonseca tem atualmente  62 anos e é luso-americano. De acordo com o site da Interpol, é procurado pelo Brasil pelos crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de droga.  

Serafim Pereira Almeida da Cruz é procurado pela Argentina, mas pelo mesmo crime: tráfico de estupefacientes. O português, de 64 anos, tem 1.6 metros de altura e é natural de Ponte de Lima. 

Duarte Lima Domingos quase dispensa apresentações. O Brasil pede a extradição do  antigo líder parlamentar do PSD, de 65 anos, que se encontra a cumprir pena de prisão no Estabelecimento Prisional da Carregueira no concelho de Sintra, por burla e branqueamento de capitais. Para as autoridades brasileiras, o social-democrata deve ser julgado e cumprir pena no Brasil pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, ocorrido em 2009, nesse mesmo país.

João Paulo Ferreira Marques, de 54 anos, é outro português procurado pela Interpol a pedido da Argentina. Natural de Lisboa, o fugitivo é suspeito de tráfico de estupefacientes.

Também por tráfico de droga, mas no Brasil, surge no site da Interpol o nome do português Carlos Miguel Pina de Castro e Silva, de 51 anos.

Carlos Bolieiro, natural da ilha de São Miguel, nos Açores, é procurado pelas autoridades internacionais a pedido dos EUA, por "agressão sexual agravada". De acordo com o site da Interpol, o criminoso, de 59 anos, tem tatuagens nos braços, antebraços, ombros, tórax e costas. O agressor tem ainda várias cicatrizes, uma das quais na coxa direita. O cabelo é escuro, assim como os olhos e mede 1.73 metros.

O lisboeta José António Cohen, de 71 anos, é procurado pela Interpol, a pedido do Brasil, por vários tipos de crime entre os quais tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos. O idoso mede 1.75 metros, tem olhos castanhos e o cabelo já grisalho. 

O luso-americano Daniel Costa, de 51 anos, é procurado a pedido dos EUA pelo crime de homicídio e tentativa de roubo. De acordo com o site da Interpol, o assassino é viciado em casinos e jogos. Tem 1.83 metros, pesa cerca de 82 quilos e tem cabelo e olhos escuros.

Também por lavagem de dinheiro e tráfico de droga, surge o nome de Jorge Palhinhos, de 75 anos. O português natural do Sabugal é procurado a pedido do Brasil.

Por fim, temos Manuel Rosa Monteiro, também procurado a pedido do Brasil, por tráfico de droga e lavagem de dinheiro. Segundo a Interpol, o homem de 62 anos é natural da freguesia de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa.

Em breve, esta lista contará com mais um nome, o de João Rendeiro. O tribunal emitiu, na tarde desta quarta-feira, mandados de captura internacionais, o que faz com que o seu rosto passe a ser um dos mais procurados da Europol e Interpol.

Leia Também: Polícia do Brasil prende português procurado pela Interpol

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas