Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal oferece a Angola mais 150 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Este é já o quinto lote de vacinas contra a doença que o nosso país oferece às autoridades de saúde angolanas.

Portugal oferece a Angola mais 150 mil doses de vacinas contra a Covid-19
Notícias ao Minuto

20:24 - 29/09/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Chega esta quinta-feira, dia 30 de outubro, a Luanda, o quinto lote de vacinas contra a Covid-19 que Portugal oferece a Angola.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o ministério dos Negócios Estrangeiros revela que, desta vez, serão doadas 150 mil doses de vacinas da farmacêutica Astrazeneca.

O lote de vacinas vai acompanhado do material necessário para viabilizar a sua administração – seringas e agulhas, entre outros, que serão entregues às competentes autoridades de saúde pela Embaixada de Portugal em Luanda.

Este já é o quinto lote de vacinas que Portugal envia para Angola. Com esta nova doação, ascende a 720 mil doses de vacinas enviadas pelo nosso país para apoiar as autoridades angolanas na operacionalização do seu Plano Nacional de vacinação contra a doença.

Esta doação está enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste.

Segundo a mesma nota, "Portugal assumiu o compromisso político de disponibilizar aos PALOP e Timor-Leste pelo menos 5% das vacinas contra a Covid-19 adquiridas por Portugal, compromisso este que foi reforçado por Portugal durante a Cimeira da CPLP que teve lugar em julho passado, em Luanda".

A operacionalização desta ação é resultado do esforço conjunto do ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Luanda, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

Leia Também: Portugal entregou 1,2 milhões de doses de vacinas aos PALOP e Timor-Leste

Recomendados para si

;
Campo obrigatório