Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Médicos alertam para falência da urgência pediátrica do hospital de Faro

Um grupo de médicos do Centro Hospitalar do Algarve (CHUA) alertou para a "alarmante situação de falência" da urgência pediátrica do hospital de Faro, considerando que a falta de profissionais está a colocar em risco a assistência aos doentes.

Médicos alertam para falência da urgência pediátrica do hospital de Faro
Notícias ao Minuto

12:15 - 29/09/21 por Lusa

País Saúde

Numa carta enviada à administração do CHUA, à tutela e a outras entidades, à qual a Lusa teve acesso, o grupo refere que o "envelhecimento persistente do corpo clínico" e a saída de médicos estão a dificultar o preenchimento das escalas na urgência e pede soluções urgentes.

"Seria impossível assegurar a habitual escala de urgência, que só comporta um pediatra nas 24 horas, caso os colegas pediatras que já têm dispensa de realizar serviço de urgência não o continuassem a efetuar até à data de hoje", justificam os subscritores do documento, datado de 10 de setembro.

De acordo com a missiva, aquele serviço "é constituído por 13 pediatras, dos quais seis têm mais de 55 anos, ou seja, já alcançaram o limite etário para a dispensa da realização do serviço de urgência, e um elemento com mais de 50 anos, pelo que está dispensado de realizar serviço de urgência noturno".

Neste sentido, "para assegurar a urgência de Pediatria 24 horas por dia, sete dias por semana, restam apenas seis pediatras, que neste momento estão reduzidos a quatro (dois elementos estão de atestado médico) e, a este ritmo, é provável que outros acabem por ficar indisponíveis" devido à sobrecarga de trabalho.

Questionada pela Lusa sobre a situação, fonte do CHUA referiu que a administração está empenhada em procurar soluções para "colmatar as carências" de profissionais e que "tem vindo a envidar todos os esforços" nesse sentido, nos vários serviços e no caso concreto da Pediatria e da Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-intensivos Neonatais e Pediátricos (UCINP).

"O Conselho de Administração do CHUA [...] está empenhado em encontrar soluções não só pontuais, mas, essencialmente, de fundo, para suprir a carência de recursos médicos, que é crónica e afeta tanto os profissionais como, razão de ser da instituição, os utentes", assegurou o centro hospitalar algarvio na resposta.

Segundo a carta subscrita por mais de 20 médicos, enviada também à ministra da Saúde e à Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, entre noutros, o número atual de pediatras é "insuficiente para assegurar a atividade assistencial própria do setor".

Segundo os clínicos, o setor está "atualmente sobrecarregado devido à pandemia de covid-19", já que, na prática, têm de ser asseguradas "duas urgências de Pediatria em simultâneo", o que engloba o atendimento em balcão, a assistência a doentes emergentes e o cuidado a doentes internados na Unidade de Internamento de Curta Duração".

A administração do CHUA afirmou estar a "intervir a todos os níveis" e "em contacto com a Administração Regional de Saúde do Algarve e a tutela" para "obter reforços" de profissionais e disse já ter contactado para o efeito "os conselhos de administração dos principais centros hospitalares do país", colocando também "anúncios na imprensa com o mesmo objetivo".

Segundo a mesma fonte, a escala de outubro, que já foi divulgada, é "ainda provisória", no entanto, a administração do centro hospitalar sublinhou que está a trabalhar para que esta "fique suficientemente dotada com médicos especialistas de Pediatria".

De acordo com os subscritores da carta, as escalas têm sido preenchidas com recurso a médicos de Medicina Geral e Familiar, estando em causa a assistência pediátrica na unidade de Faro do CHUA (composto ainda pelas unidades de Portimão e Lagos), que assiste uma população de 57.000 utentes até aos 18 anos.

Esta falta de profissionais, é referido, "impossibilita, de todo, uma assistência com a mínima qualidade aos doentes, colocando a sua saúde em risco, bem como o empenho e rigor que sempre caracterizou a unidade de Faro" do Centro Universitário Hospitalar do Algarve.

Por esse motivo, justificam os subscritores, os médicos que assinam a missiva "declinam antecipadamente quaisquer responsabilidades de situações resultantes da impossibilidade de prestar assistência a doentes urgentes" e das "limitações inerentes ao desfasamento dos escassos recursos humanos e o atual e esperado volume de trabalho".

Leia Também: Urgência pediátrica do Garcia de Orta volta a estar aberta à noite

Recomendados para si

;
Campo obrigatório