Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Galo de Barcelos é a nova atração no Little Portugal de Toronto

Cerca de meia centena de luso-canadianos deram as boas-vindas ao novo residente do Little Portugal de Toronto, um galo de Barcelos gigante, decorado por uma artista local, que vai permanecer no coração da comunidade.

Galo de Barcelos é a nova atração no Little Portugal de Toronto
Notícias ao Minuto

10:59 - 26/09/21 por Lusa

País Canadá

"Temos agora este grande galo e espero que fique na história para que todos venham a Toronto e possam visitá-lo, porque é único nesta área", disse à agência Lusa Anabela Taborda, presidente da Associação Comercial e de Serviços do Little Portugal na Dundas.  

A cerimónia oficial de inauguração do galo de Barcelos no Little Portugal de Toronto, teve lugar no sábado, junto ao número 1212 da Dundas Street West, no Lakeview Avenue Parkette.

Esta é uma marca física da presença portuguesa no coração do Little Portugal de Toronto, num projeto de arte "fruto de duas sociedades, a portuguesa e a canadiana", sublinhou Ana Bailão, vereadora luso-canadiana do Município de Toronto.

"O galo de Barcelos também é símbolo de honestidade, de integridade e de esperança, que muito necessitamos neste momento. Quisemos com o concurso público da decoração do galo, envolver também a comunidade canadiana, na criação deste galo luso-canadiano", acrescentou a também vice-presidente da autarquia canadiana.

Numa parceria com a Associação Comercial e Serviços do Little Portugal na Dundas, Câmara Municipal de Toronto, Consulado Geral de Portugal e a Associação Migrante de Barcelos, o galo de 2,8 metros de altura e 1,9 metros de comprimento, foi doado pelo município de Barcelos.

O cônsul-geral de Toronto, José Carneiro Mendes, realçou que o 'galo de Barcelos' também vai ao encontro dos valores da sociedade canadiana.

"O Little Portugal representa atualmente em Toronto um local de diversidade e de multiculturalidade. Já não é como foi no passado, mas encarna perfeitamente o espírito deste país. É também uma mais valia para esta cidade, para a diversidade cultural, multiculturalidade que o Canadá persegue, os valores portugueses, do galo de Barcelos, da comunidade de Barcelos, são valores do Canadá, vai atrair pessoas que aqui vão vir para ver o Galo de Barcelos", frisou o diplomata.

Apesar de Portugal estar localizado a mais de cinco mil quilómetros do Canadá, o galo de Barcelos no futuro vai também servir como "fonte de inspiração para a comunidade portuguesa no Canadá", de que a "esperança é a última a morrer", pois consegue-se "lutar por aquilo que ser quer", sendo este projeto de arte, "um exemplo disso mesmo", destacou Vítor Santos presidente da Associação Migrante de Barcelos de Toronto.

A artista vencedora do concurso público Julia Prajza explicou que se inspirou na "cultura e na paisagem portuguesa", numa mistura de alegria, de esperança e de otimismo, celebrando a cultura portuguesa, realçando as cores do mar em Portugal e o brilho do sol, num toque moderno da arte tradicional".

O evento contou com a presença de diversas personalidades, nomeadamente do presidente da Câmara Municipal de Toronto, John Tory, e do ministro federal para as Famílias, Crianças e para o Desenvolvimento Social, Ahmed Hussen.

Participaram ainda na cerimónia, o Rancho Folclórico da Associação Migrante de Barcelos e a cantora luso-canadiana Vicky Rai.

O galo promete impulsionar o pequeno comércio no Little Portugal de Toronto, que apesar da gentrificação verificada na cidade canadiana, continua a ter uma presença significativa naquela área.

Nesse sentido a associação comercial tem outras iniciativas culturais para tentar "dinamizar a área para que o pequeno comércio possa sobreviver" tempos de crise.

O Galo de Barcelos é desde junho passado uma marca registada em Portugal, cujo Município de Barcelos é a entidade detentora da marca.

A associação comercial 'Little Portugal On Dundas' tem quase dois quilómetros de comprimento, entre a Ossington e a Lansdowne Avenue, na Dundas Street West, e conta com cerca de 400 estabelecimentos comerciais.

O Governo canadiano calcula que vivem no país mais de 480 mil portugueses e lusodescendentes.

Leia Também: AO MINUTO: Fim de quarentena na Irlanda. Espanha: ajuntamentos preocupam

Recomendados para si

;
Campo obrigatório