A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) publicou, esta quarta-feira, uma nota onde dá conta de que a "empresa Sandoz Farmacêutica, Lda irá proceder à recolha voluntária" de lotes do medicamento Losartan.
Trata-se de uma "medida de precaução, devido à deteção de uma nova impureza na substância ativa utilizada para o fabrico destes lotes de medicamentos."
O Infarmed, neste seguimento, "determina a suspensão imediata da comercialização destes lotes" e faz recomendações às entidades que os possuam e aos doentes que os estejam a usar.
"As entidades que possuam este lote de medicamento em stock não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução", vinca o Infarmed.
Os utentes que tomem atualmente medicamentos Losartan Sandoz pertencentes aos lotes em causa "não devem interromper o tratamento". "Logo que possível, devem solicitar a substituição por outro lote ou contactar o médico para substituir por um medicamento alternativo", é acrescentado.
Eis os lotes em causa:
Farmacêutica Sandoz recolhe lotes do medicamento Losartan© Infarmed
Leia Também: Testes comparticipados? Infarmed revela lista de farmácias e laboratórios