Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Portugal tem 184 surtos ativos, 43 em lares e 31 em creches e ATL

Nas escolas apenas foram confirmados casos isolados, adianta a Direção Geral de Saúde.

Portugal tem 184 surtos ativos, 43 em lares e 31 em creches e ATL
Notícias ao Minuto

16:04 - 22/09/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Portugal tem 184 surtos ativos de Covid-19, 43 dos quais em lares de idosos e 31 em creches, ATL e jardins de infância, com 1.915 casos confirmados acumulados, revelou fonte da Direção-Geral da Saúde (DGS) ao Notícias ao Minuto, esta quarta-feira.

Os dados são relativos à última segunda-feira, dia 20 de setembro, e demonstram que a redução de surtos tem sido significativa, essencialmente, nos lares de idosos onde, em fevereiro, havia 405 surtos, com cerca de 12 mil infetados. Há dois dias, registavam-se 676 casos da doença, alguns dos quais já recuperados.

Nesta segunda-feira, havia também 31 surtos ativos em creches, ATL ou jardins de infância, com 232 casos de Covid-19 que dizem respeito a alunos, profissionais e coabitantes dos mesmos. Mas, sublinha a DGS, parte destas infeções também já foram dadas como recuperadas.

Tal como refere a DGS, também nestes estabelecimentos os surtos são em número significativamente inferior aos do ano letivo anterior, em que se chegaram a registar 190 surtos em simultâneo.

Já a nível das escolas foram apenas identificados alguns casos isolados.

Por regiões, a maioria dos surtos ativos localizam-se em Lisboa e Vale do Tejo (100), segue-se o Norte (26), o Centro (24), o Alentejo (22) e o Algarve (12).

De acordo com a DGS, a “diminuição drástica” de mortes, surtos e casos de Covid-19 “demonstra a importância que a vacinação tem tido no controlo da pandemia e proteção da população mais vulnerável”.

Recorde-se que um surto ativo é constituído por dois ou mais casos confirmados com ligação epidemiológica entre si no tempo e no espaço. Só depois de terem decorrido 28 dias após a data de diagnóstico do último caso confirmado (dois períodos de incubação sem novos casos) é que o surto é dado como encerrado.

Leia Também: AO MINUTO: Menos 29 pessoas internadas; Casos caem 9% a nível mundial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório