Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Governo dos Açores diz que está em curso contratação de 20 psicólogos

O secretário Regional da Saúde e Desporto dos Açores revelou hoje que está em curso a contratação de 20 psicólogos e o levantamento das necessidades de cada uma das nove ilhas do arquipélago em termos de saúde mental.

Governo dos Açores diz que está em curso contratação de 20 psicólogos
Notícias ao Minuto

19:22 - 21/09/21 por Lusa

País Saúde mental

Em comunicado, o Governo Regional esclareceu que a informação foi transmitida ao bastonário da Ordem dos Psicólogos, hoje recebido por Clélio Meneses no âmbito de uma visita à ilha Terceira.

O governante destacou a "importância fundamental da saúde mental na perspetiva de saúde que se pretende implementar na região, dando ênfase à prevenção e à proximidade", refere a nota de imprensa.

A este nível, referiu, "está a ser desenvolvido o Plano Regional de Saúde Mental e, também com relação à atividade dos psicólogos, o Plano Regional de Prevenção das Dependências".

O Secretário Regional da Saúde e Desporto realçou ainda "a relevância do trabalho em parceria e cooperação com as entidades representativas dos profissionais de saúde para os bons resultados que se pretendem alcançar na vida dos açorianos, sendo a Ordem dos Psicólogos um bom exemplo desse princípio".

Em 30 de julho, o PS/Açores entregou na Assembleia Legislativa Regional um requerimento a questionar o Governo sobre a contratação de 20 psicólogos para o Serviço Regional de Saúde (SRS), anunciada em junho pelo executivo regional.

"Foi anunciada a contratação de 20 psicólogos para o SRS, mas tendo em conta que na Bolsa de Emprego Público dos Açores não se constata, à data, a abertura de procedimentos concursais para esse recrutamento, esperamos que o Governo Regional possa esclarecer como está esse processo e em que moldes vai ser feito", afirmou o deputado Tiago Lopes, citado numa nota de imprensa.

O PS/Açores lembrou que a contratação de 20 psicólogos para os hospitais e unidades de saúde de ilha consta do Plano e Orçamento da região para 2021.

Os socialistas destacam que o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou, em 13 de julho, no plenário da Assembleia Regional, a contratação daqueles profissionais.

Leia Também: Peso das doenças mentais é de 22,5% no total das patologias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório