Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Governo quer aposta no capital humano para administração mais qualificada

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, defendeu hoje uma maior aposta no capital humano, obtido do Ensino Superior, para uma administração mais qualificada. 

Governo quer aposta no capital humano para administração mais qualificada
Notícias ao Minuto

14:00 - 21/09/21 por Lusa

Economia Alexandra Leitão

"Estou absolutamente convencida de que o trabalho conjunto com os estabelecimentos de ensino superior -- espaços por excelência de construção de conhecimento e de geração de massa crítica -- será a base da administração pública mais qualificada que queremos promover, apostando no capital humano e nas competências como um dos eixos centrais deste Governo e no INA como motor dessa transformação", afirmou a ministra.

Alexandra Leitão participou na cerimónia de assinatura de protocolos de cooperação entre o Instituto Nacional de Administração (INA), o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), que decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. 

A assinatura destes protocolos traduz-se na cooperação entre o INA e as instituições do ensino superior (públicas ou privadas) que incluam na sua missão o desenvolvimento, a transmissão e a difusão do conhecimento nos domínios da administração pública, da gestão pública e das políticas públicas.

No discurso de encerramento da cerimónia, a ministra sublinhou a importância de se continuar a investir nas pessoas sendo esse o primeiro eixo da Estratégia para a Inovação e Modernização da Administração Pública, "uma visão para a legislatura, mas que perdurará para além dela", ancorada agora no novo INA.

Segundo um comunicado do Governo, o INA irá agora reestruturar o plano de formação para a administração pública, avaliar as necessidades de formação e qualificação dos dirigentes e quadros técnicos superiores e definir perfis de formação transversais para a administração pública.

A aproximação do INA às universidades e institutos politécnicos pretende ser um reforço da capacitação e formação dos quadros técnicos superiores do Estado.

Os protocolos de colaboração foram assinados entre a presidente da comissão instaladora do Instituto Nacional de Administração, Luísa Neto, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António de Sousa Pereira, e o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Pedro Dominguinhos.

Leia Também: Estudo abre portas a nova geração de medicamentos para combater vírus

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório