Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

"Aprofundar relações". Portugal reabre embaixada na Costa do Marfim

O ministro dos negócios estrangeiros de Portugal considerou hoje, em declarações à Lusa, que a relação com a Costa do Marfim tem sido aprofundada nos últimos anos e ainda vai crescer com a reabertura da embaixada portuguesa.

"Aprofundar relações". Portugal reabre embaixada na Costa do Marfim
Notícias ao Minuto

07:42 - 21/09/21 por Lusa

País Costa do Marfim

A representação diplomática portuguesa, com uma embaixada em Abidjan, maior cidade da Costa do Marfim, foi um dos temas tratados esta segunda-feira em reunião bilateral entre os ministros dos negócios estrangeiros dos dois países, em Nova Iorque, à margem da semana de alto nível da Organização das Nações Unidas (ONU).

Augusto Santos Silva garantiu que a reabertura da embaixada portuguesa na Costa do Marfim, já anunciada desde 2019, está mais próxima, estando agora no "processo de nomeação da embaixadora que terá esse encargo".

Em declarações à agência Lusa em Nova Iorque, Augusto Santos Silva destacou que este é "mais um passo no aprofundamento da relação bilateral entre os dois países, que tem crescido, quer do ponto de vista político, quer do ponto de vista económico, nos últimos anos".

A representação diplomática de Portugal na Costa do Marfim, encerrada desde 2000, está, por agora, na responsabilidade da embaixada de Portugal em Dacar, Senegal.

Portugal e a Costa do Marfim estabeleceram relações diplomáticas em 1975 e, em 1989, foi aberta a embaixada portuguesa em Abidjan por ocasião de uma visita de Estado do Presidente Mário Soares. A embaixada portuguesa foi depois encerrada, em 2000, no quadro de uma reestruturação das missões diplomáticas e também devido à situação de instabilidade na Costa do Marfim.

Os dois países acordaram em 2015 abrir embaixadas em Lisboa e Abidjan, acordo que a Costa do Marfim aplicou em 2016 com a abertura de uma representação diplomática em Portugal.

Leia Também: Queda de helicóptero militar na Costa do Marfim causa cinco mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório