"Aprofundar relações". Portugal reabre embaixada na Costa do Marfim

O ministro dos negócios estrangeiros de Portugal considerou hoje, em declarações à Lusa, que a relação com a Costa do Marfim tem sido aprofundada nos últimos anos e ainda vai crescer com a reabertura da embaixada portuguesa.

A emigração estabilizou. Será o adeus aos anos 60?

© Global Imagens

Lusa
21/09/2021 07:42 ‧ 21/09/2021 por Lusa

País

Costa do Marfim

 

A representação diplomática portuguesa, com uma embaixada em Abidjan, maior cidade da Costa do Marfim, foi um dos temas tratados esta segunda-feira em reunião bilateral entre os ministros dos negócios estrangeiros dos dois países, em Nova Iorque, à margem da semana de alto nível da Organização das Nações Unidas (ONU).

Augusto Santos Silva garantiu que a reabertura da embaixada portuguesa na Costa do Marfim, já anunciada desde 2019, está mais próxima, estando agora no "processo de nomeação da embaixadora que terá esse encargo".

Em declarações à agência Lusa em Nova Iorque, Augusto Santos Silva destacou que este é "mais um passo no aprofundamento da relação bilateral entre os dois países, que tem crescido, quer do ponto de vista político, quer do ponto de vista económico, nos últimos anos".

A representação diplomática de Portugal na Costa do Marfim, encerrada desde 2000, está, por agora, na responsabilidade da embaixada de Portugal em Dacar, Senegal.

Portugal e a Costa do Marfim estabeleceram relações diplomáticas em 1975 e, em 1989, foi aberta a embaixada portuguesa em Abidjan por ocasião de uma visita de Estado do Presidente Mário Soares. A embaixada portuguesa foi depois encerrada, em 2000, no quadro de uma reestruturação das missões diplomáticas e também devido à situação de instabilidade na Costa do Marfim.

Os dois países acordaram em 2015 abrir embaixadas em Lisboa e Abidjan, acordo que a Costa do Marfim aplicou em 2016 com a abertura de uma representação diplomática em Portugal.

Leia Também: Queda de helicóptero militar na Costa do Marfim causa cinco mortos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas