Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Portugal acolheu mais 80 afegãos: atletas de futebol feminino e famílias

Com a chegada de mais 80 pessoas, são agora 178 o total de cidadãos afegãos acolhidos em Portugal.

Portugal acolheu mais 80 afegãos: atletas de futebol feminino e famílias
Notícias ao Minuto

09:20 - 20/09/21 por Notícias ao Minuto

País Afeganistão

Portugal recebeu este domingo, dia 19 de setembro, um grupo de 80 pessoas de nacionalidade afegã, na sua maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, revela o Governo esta segunda-feira através de um comunicado 

Assim, são agora 178 o total de cidadãos recebidos na sequência da emergência humanitária no Afeganistão.  
 
A chegada deste grupo resulta de uma operação conjunta que envolveu as autoridades nacionais e norte-americanas, sublinha o comunicado conjunto, assinado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, pela ministra de Estado e da Presidência, pelo ministro da Defesa Nacional e pelo ministro da Administração Interna.

Os 80 cidadãos foram acolhidos provisoriamente em unidades de acolhimento da Grande Lisboa, devendo ser transferidos, posteriormente, para habitações autónomas de Norte a Sul do país.

Os talibãs tomaram o poder em Cabul, em 15 de agosto, após uma rápida campanha militar, tirando partido do vazio deixado pela retirada das tropas norte-americanas e o colapso do exército afegão.

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

A tomada da capital pôs fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e aliados na NATO, incluindo Portugal.

Leia Também: Afeganistão: Políticas fazem 1ª conferência de imprensa sob regime talibã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório