Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2021
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Portugal acolheu mais 80 afegãos: atletas de futebol feminino e famílias

Com a chegada de mais 80 pessoas, são agora 178 o total de cidadãos afegãos acolhidos em Portugal.

Portugal acolheu mais 80 afegãos: atletas de futebol feminino e famílias

Portugal recebeu este domingo, dia 19 de setembro, um grupo de 80 pessoas de nacionalidade afegã, na sua maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, revela o Governo esta segunda-feira através de um comunicado 

Assim, são agora 178 o total de cidadãos recebidos na sequência da emergência humanitária no Afeganistão.  
 
A chegada deste grupo resulta de uma operação conjunta que envolveu as autoridades nacionais e norte-americanas, sublinha o comunicado conjunto, assinado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, pela ministra de Estado e da Presidência, pelo ministro da Defesa Nacional e pelo ministro da Administração Interna.

Os 80 cidadãos foram acolhidos provisoriamente em unidades de acolhimento da Grande Lisboa, devendo ser transferidos, posteriormente, para habitações autónomas de Norte a Sul do país.

Os talibãs tomaram o poder em Cabul, em 15 de agosto, após uma rápida campanha militar, tirando partido do vazio deixado pela retirada das tropas norte-americanas e o colapso do exército afegão.

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

A tomada da capital pôs fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e aliados na NATO, incluindo Portugal.

Leia Também: Afeganistão: Políticas fazem 1ª conferência de imprensa sob regime talibã

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório