Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Português eleito "embaixador" dos cidadãos para Conferência sobre Futuro

Um português foi eleito um dos 20 "embaixadores" sorteados pelos 200 cidadãos que este fim de semana se reuniram em Estrasburgo para o primeiro plenário de debate sobre o futuro da Europa

Português eleito "embaixador" dos cidadãos para Conferência sobre Futuro
Notícias ao Minuto

12:16 - 19/09/21 por Lusa

País Europa

O jovem Vasco Fernandes, de 21 anos, estudante de Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Nova, em Lisboa, foi o primeiro a ser eleito na última sessão de trabalho do plenário.

"Sinto-me maravilhado! Realmente acontece-me tudo!", disse depois de saber que tinha sido eleito.

"Estou ansioso por representar os projetos e soluções finais que serão apresentados aos eurodeputados", acrescentou.

Vasco Fernandes disse ainda esperar "estar ao nível das propostas que vão ser desenvolvidas nestes próximos meses" e esperar "ser capaz de as transmitir e de ter um diálogo com os eurodeputados útil para o progresso da União Europeia" (UE).

Vasco será um dos 80 representantes, no total, que vão apresentar as recomendações dos cidadãos para a Conferência sobre o Futuro da Europa.

Entrevistado pela Lusa antes de ser eleito, Vasco Fernandes manifestara-se entusiasmado com a ideia de "democracia deliberativa" que estava a ver acontecer pela primeira vez na Europa.

"Vale muito a pena e conseguir ver mesmo o que se chama a democracia deliberativa a funcionar ao nível europeu seria um grande avanço", disse o estudante.

As conclusões dos participantes assumirão a forma de recomendações, que serão apresentadas pelos 80 representantes eleitos pelos cidadãos na Conferência sobre o futuro da Europa, prevista para a primavera de 2022.

Além destes "embaixadores" dos cidadãos, participarão na Conferência sobre o Futuro da Europa 108 eurodeputados, 54 representantes do Conselho (dois por cada Estado-membro), três da Comissão Europeia e 108 deputados dos parlamentos nacionais.

Até a Conferencia, serão realizados diversos tipo de eventos, conferências, debates, mesas-redondas, com uma tónica especial dirigida aos jovens. Um terço dos participantes em cada sessão deverá ter entre os 16 e 25 anos.

Leia Também: Eurodeputados pedem à China que respeite estatuto de Macau

Recomendados para si

;
Campo obrigatório