Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Dedicou vida à cultura". Costa reage à morte de José-Augusto França

António enviou condolências à família e amigos de José-Augusto França.

"Dedicou vida à cultura". Costa reage à morte de José-Augusto França
Notícias ao Minuto

22:22 - 18/09/21 por Notícias ao Minuto

País José-Augusto França

O primeiro-ministro reagiu, este sábado, à morte do historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França, endereçando as condolências à família e amigos. 

"Historiador e crítico de arte portuguesa, autor de estudos pioneiros que continuam a ser obras de referência, José-Augusto França dedicou a sua vida à cultura. Era um notável olisipógrafo, que tive o privilégio de conhecer. À sua família e amigos, apresento sentidas condolências", escrever António Costa numa publicação na rede social Facebook.

Considerado uma referência na área das artes visuais e da cultura em Portugal, José-Augusto França encontrava-se internado há vários anos numa  unidade de cuidados continuados, após uma operação na sequência da qual sofreu diversos acidentes vasculares cerebrais, e morreu hoje às 13h00 locais (12h00 em Lisboa), devendo ser cremado ainda esta semana em França.

Da sua extensa obra, destacam-se os estudos sobre a arte em Portugal nos séculos XIX e XX, as monografias sobre Amadeo de Souza-Cardoso e Almada Negreiros, além de outros volumes de ensaios de interpretação e reflexão histórica, sociológica e estética sobre questões da arte contemporânea.

Leia Também: Morreu aos 98 anos o historiador e crítico de arte José-Augusto França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório