Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Parlamento aprovou votos de pesar pela morte de figuras da Cultura

A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade votos de pesar pelas mortes do maestro Michel Corboz, da pianista Olga Prats e do poeta e tradutor literário Pedro Tamen.

Parlamento aprovou votos de pesar pela morte de figuras da Cultura
Notícias ao Minuto

14:03 - 17/09/21 por Lusa

País Assembleia da República

No voto de pesar apresentado pela bancada do CDS-PP destaca-se o papel de Michel Corboz, que morreu no dia 02 de setembro aos 87 anos, como maestro titular do coro Gulbenkian.

Nascido em Marsens, na Suíça, demonstrou nessa posição "capacidade técnica, profundas compreensão e entrega às obras que dirigia, bem como a forte empatia que estabelecia quer com o Coro e Orquestra quer com o público".

Noutro voto apresentado pelo presidente da Assembleia da República e aprovado por unanimidade, destaca-se a carreira de Pedro Tamen, que morreu no dia 29 de julho aos 86 anos, como tradutor de obras de figuras da literatura como Gabriel Garcia Marquez, Gustave Flaubert ou Marcel Proust.

Pedro Tamen, cuja viúva e filhos assistiram à votação nas bancadas da Assembleia da República, nasceu em Setúbal, licenciou-se em Direito, pertenceu ao conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian e escreveu vários livros de poesia própria.

Quanto a Olga Prats, que morreu aos 82 anos no passado dia 30 de julho, o voto de pesar apresentado por Ferro Rodrigues destaca-a como "uma das principais referências do panorama artístico português do século XX".

Como intérprete e como docente, foi "uma das grandes referências do piano", revelando "saber, inteligência e sensibilidade" na formação de jovens pianistas, considerou o parlamento.

Leia Também: AR aprova voto de pesar pelas vítimas do terramoto no Haiti em agosto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório