Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Governo diz que reforçou SNS com mais 29 mil profissionais desde 2015

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, destacou hoje, em Coimbra, o reforço de recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que, desde 2015, conta com mais de 29.000 profissionais, incluindo 5.500 médicos.

Governo diz que reforçou SNS com mais 29 mil profissionais desde 2015
Notícias ao Minuto

20:30 - 15/09/21 por Lusa

País António Lacerda Sales

"Uma das grandes conquistas do SNS foi o maior reforço feito até hoje na área dos recursos humanos", disse o governante aos jornalistas, à entrada para o Pavilhão de Portugal, onde assinalou o 42.º aniversário do SNS, numa iniciativa promovida pela Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra e Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, que incluía a rega de uma oliveira que o simboliza.

Segundo o secretário de Estado, desde 2015 entraram no SNS mais 5.500 médicos, dos quais 3.300 especialistas (entre eles 650 de medicina geral e familiar) e 2.200 internos em formação.

"Em 2020 e no início de 2021 fizemos um recrutamento, obviamente em âmbito de excecionalidade, de 13 mil profissionais, muitos deles já com a conversão de contratos a termo resolutivo certo ou incerto para contratos sem termo", sublinhou.

Só entre agosto de 2020 e 2021, de acordo com Lacerda Sales, foram contratados mais 1.061 especialistas, 152 dos quais médicos de medicina geral e familiar.

Aos jornalistas, Lacerda Sales frisou que "os números dizem tudo sobre o maior reforço de sempre do SNS", salientando que o Governo vai continuar a recrutar em função das necessidades.

Em dia de aniversário do SNS, o governante deixou ainda um "grande agradecimento" a todos os profissionais de saúde e intervenientes que colaboraram no processo de vacinação contra a covid-19, que hoje atingiu os 81% de população inoculada com as duas doses da vacina e 86% com a primeira dose.

Sem antecipar as conclusões da reunião de peritos e políticos na quinta-feira no Infarmed, o secretário de Estado da Saúde admitiu que possa ser decidida uma flexibilização das medidas de segurança em função da própria evolução epidemiológica e do esquema de vacinação.

Lacerda Sales escusou-se a avançar com datas e o local de construção da nova maternidade de Coimbra, que vai substituir as duas existentes na cidade, cujo processo se arrasta.

"É uma matéria de grande sensibilidade e que tem alguma urgência em ser tomada uma decisão e penso que a breve trecho serão tomadas decisões", referiu.

Leia Também: Máscara? Lacerda Sales pede "cautela" e lembra que gripe está a chegar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório