Chama-se 'Jéssica' é uma cadela de raça buldogue francês e é, atualmente, uma das estrelas das redes sociais. Porquê? Porque é 'candidata' à Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Pela cidade, vários são os cartazes com o slogan 'Vota Jéssica', em que o destaque vai apenas para a cadela - de um ano de idade e com um problema de surdez. A ideia foi do tutor, o humorista Hugo Soares.
Ao O Minho, o dono de Jéssica explicou que o intuito é "consciencializar".
Trata-se, indica o próprio, de "uma falsa candidatura à autarquia num novo projeto de sátira política", acrescentando que mais gente lê o programa de Jéssica do que dos políticos 'de verdade'.
Mas, como é normal, de uma 'candidata' esperam-se propostas e promessas. E Jéssica também as tem. A bulldog quer "colocar mais 15 andares no Prédio Coutinho" e construir "uma autoestrada desde Viana do Castelo até Melgaço". "Também deseja organizar a Romaria da Nossa Senhora da Agonia de dois em dois meses", revela Hugo Soares.
As 'medidas' de Jéssica para Viana do Castelo© Reprodução Facebook / Vota na Jéssica
Já nos panfletos de campanha, Jéssica revela todas as suas ideias para Viana do Castelo: "Vai ser obrigatório todos os restaurantes de Viana terem como prato do dia: Rojões, Sarrabulho e Arroz de Lampreia. Quem for de Viana paga 5 euros, quem for de fora paga 40 euros... se não querem que comam saladas".
E esta 'candidata' é taxativa. "Só tenho medidas para a cidade... quem for da aldeia que fale com a Junta".
Pode seguir as aventuras da 'cãodidata' Jéssica no Facebook, aqui.
Leia Também: Festa das Rosas em Viana classificada património cultural imaterial