Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Urgência pediátrica do Garcia de Orta volta a estar aberta à noite

Desde novembro de 2019 que o serviço estava encerrado durante a noite.

Urgência pediátrica do Garcia de Orta volta a estar aberta à noite
Notícias ao Minuto

13:36 - 13/09/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Garcia de Orta

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta vai voltar a funcionar, de forma ininterrupta, já a partir das 20h desta segunda-feira, revela a unidade hospitalar num comunicado enviado às redações.

A reabertura do atendimento noturno da urgência pediátrica, que funciona entre as 20h e as 8h30, resulta da aposta no "reforço das suas equipas de profissionais", referiu o hospital.

"Enalteço o contributo de todos os profissionais da nossa Urgência Pediátrica para conseguirmos reabrir o Serviço no período noturno. Só com a enorme entrega, flexibilidade, sentido e espírito de missão e sobretudo, de valorização da causa pública pelos nossos médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, assistentes técnicos, entre outros profissionais do Serviço de Pediatria, foi possível ultrapassar este período difícil na história do Serviço e dos quase 30 anos do Hospital Garcia de Orta”, sublinhou Luís Amaro, Presidente do Conselho de Administração do hospital.

O serviço conta assim, a partir de hoje, com oito médicos assistentes graduados em pediatria, que passam a assumir as funções de chefe da equipa de urgência, o dobro do que contava o serviço quando encerrou.

De acordo com o diretor do serviço de pediatria do HGO, João Franco, a reabertura do atendimento noturno é resultado da "competência e dedicação dos profissionais que permitiram preservar a qualidade e humanização de cuidados".

A capacidade e entrega dos profissionais permitiram "assegurar a continuidade da prestação de cuidados fundamentais às crianças e jovens dos concelhos de Almada e do Seixal nas diversas vertentes -- urgência, consultas externas e Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva, internamento, hospital de dia, cuidados intensivos neonatais e pediátricos, entre outros - inclusive em período pandémico", apontou João Franco.

O diretor do serviço de pediatria do HGO disse ainda que o profissionalismo do pessoal médico foi também importante para manter a atividade e idoneidade formativa determinante no futuro do serviço, com os internos de pediatria que desempenharam um papel fundamental ao longo deste período, e para "incentivar o ingresso de novos pediatras em sucessivos procedimentos concursais, que, além de corresponderem a um significativo reforço quantitativo do corpo clínico, demonstraram uma ótima integração no serviço, assim possibilitando a reabertura noturna da urgência pediátrica, mantendo padrões de qualidade e segurança assistencial".

João Franco destacou também o empenho de todos os profissionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde de Almada e do Seixal, que trabalham diariamente, de forma integrada, com o HGO, inclusive na urgência pediátrica e no atendimento da doença aguda em idade pediátrica, nos cuidados de saúde primários.

No âmbito da reabertura do atendimento noturno, o diretor do serviço de pediatria do HGO deixou um alerta à população para o acesso apropriado à urgência pediátrica, reservando-o para situações de verdadeira urgência.

"Perto de 70% das admissões diárias correspondem a situações que podem ser observadas durante o dia, em consulta com o médico assistente ou nas diversas modalidades de atendimento para doença aguda, no Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal", referiu João Franco.

Em 18 de novembro de 2019, aquando o encerramento do atendimento noturno, a ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou que o fecho à noite da urgência pediátrica do HGO, motivado pela falta de especialistas, seria temporário e que tentaria que a situação "dure o menos tempo possível".

Leia Também: Garcia de Orta fabrica conjunto de essências para treinar o olfato

Recomendados para si

;
Campo obrigatório