Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Protesto na Alemanha contra agricultura intensiva no Alentejo e Algarve

Campanha sugere boicote aos abacates e frutos vermelhos.

Protesto na Alemanha contra agricultura intensiva no Alentejo e Algarve
Notícias ao Minuto

10:54 - 13/09/21 por Notícias ao Minuto

País Agricultura Intensiva

A Alemanha foi palco de uma manifestação contra a agricultura intensiva no Algarve e Alentejo, organizada por Friederike Huer, uma ativista que organiza viagens turísticas de alemães a Portugal.

À SIC Notícias a alemã explicou que, além deste protesto, está em marcha uma campanha contra as estufas de abacate e frutos vermelhos nestas zonas portuguesas porque, além de consumirem a pouca água existente, degradam os solos e ainda exploram os “escravos modernos da Ásia, África e Europa de Leste”.

O manifesto que circula nas redes sociais foi ilustrado por Joana Mink e foi distribuído também no Centro do Livro de Língua Portuguesa de Frankfurt.

De acordo com o documento, 40 mil trabalhadores imigrantes que trabalham no Alentejo vivem em condições desumanas, em espaços coletivos exíguos pelos quais pagam elevadas rendas.

Os promotores do protesto acusam ainda os sucessivos governos portugueses de descurarem as políticas de distribuição pública de água e exortam os consumidores alemães a boicotarem todos os produtos com origem nas culturas “superintensivas” do Alentejo e do Algarve.

Para breve, prometem uma nova ação de rua com o apoio dos sindicatos da região alemã de Essen.

Este movimento surge depois de uma série de notícias na imprensa alemã sobre a produção de frutos vermelhos, um negócio que, segundo a revista Der Spiegel, ascende os 247 milhões de euros por ano.

Leia Também: Governo apela ao consumo de produtos biológicos produzidos em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório