Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Santana Lopes esteve presente no velório para despedir-se com "saudade"

O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes esteve hoje presente no velório de Jorge Sampaio e considerou que as saudades que tem do relacionamento com o antigo Presidente da República estão "acima e para lá das diferenças" que existiam.

Santana Lopes esteve presente no velório para despedir-se com "saudade"
Notícias ao Minuto

19:52 - 11/09/21 por Lusa

País Óbito/Sampaio

Em declarações aos jornalistas, Santana Lopes disse que decidiu prestar homenagem ao antigo chefe de Estado hoje não só por causa "do dever das funções" que exerceu, mas "também pela saudade do relacionamento pessoal, apesar das diferenças" ideológicas entre ambos.

"Os factos são os factos, agora as pessoas e, nomeadamente quando partem, estão acima e para lá das diferenças que existam. Não deixaram de existir, Jorge Sampaio enquanto viveu manteve o seu pensamento, naturalmente, às vezes podemos mudar de ideias... Mas acho que não é a altura para essa visita à história", completou.

Por essa razão, prosseguiu, o dia de hoje é apenas para "expressar a admiração e respeito que se sente por uma grande figura da democracia portuguesa".

Depois de Durão Barroso deixar as funções de primeiro-ministro para presidir à Comissão Europeia, Jorge Sampaio considerou, em julho de 2004, que a maioria PSD/CDS-PP tinha condições para assegurar a "estabilidade política", sustentando que a demissão do primeiro-ministro não implicaria eleições antecipadas.

O antigo chefe de Estado deu então posse a um Governo liderado por Pedro Santana Lopes, mas quatro meses e muitas divergências depois, acabaria por dissolver a Assembleia da República.

Jorge Sampaio, antigo secretário-geral do PS (1989/1992) e Presidente da República (1996/2006), morreu na sexta-feira, aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde estava internado desde 27 de agosto, na sequência de dificuldades respiratórias.

Para hoje está previsto o velório e o funeral, com honras de Estado, realiza-se no domingo, antecedido por uma homenagem nacional no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Leia Também: Líderes do CDS e Chega no velório para destacar papel importante do ex-PR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório