Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

O adeus a Jorge Sampaio. Urna está no antigo Picadeiro Real em Belém

Altas figuras do Estado presentes na despedida ao antigo Presidente da República.

O adeus a Jorge Sampaio. Urna está no antigo Picadeiro Real em Belém
Notícias ao Minuto

11:10 - 11/09/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Jorge Sampaio

A urna do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que ontem morreu aos 81 anos, já está no antigo Picadeiro Real em Belém, onde vai decorrer o velório, este sábado.

Fora do edifício, além das altas figuras do Estado, aguardavam vários populares que se emocionaram, em silêncio, com a chegada do cortejo fúnebre do antigo Chefe de Estado, que nunca teve medo de chorar em público.

A urna de Jorge Sampaio chegou às 11h a Belém e foi recebida pelo atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa.

Antes da abertura da câmara ardente ao público, as três mais altas figuras do Estado acompanharam a chegada e a entrada da urna no antigo Picadeiro Real, depois adaptado a Museu dos Coches, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, juntamente com a família de Jorge Sampaio.

Coberta pela bandeira nacional, a urna com o corpo de Jorge Sampaio chegou a Belém transportada num carro funerário, do qual foi retirada por cadetes das Forças Armadas.

Antes, durante a espera pela chegada do cortejo fúnebre, um elemento da guarda de honra sentiu-se mal e desequilibrou-se, sendo rapidamente retirado e substituído.

Após receber honras militares, a urna deu entrada no antigo picadeiro ao som da marcha fúnebre, seguida pela mulher, Maria José Ritta, e filhos de Jorge Sampaio, André e Vera, e pelas entidades oficiais.

Aos pés e à cabeceira da urna, estavam uma coroa de flores da família e outras três em nome do Presidente da República, do presidente da Assembleia da República e do primeiro-ministro, e um busto da República.

Sobre almofadas, foram colocadas as insígnias da Ordem Militar da Torre e Espada, da Ordem do Infante D. Henrique e da Ordem da Liberdade.

Um por um, Marcelo Rebelo de Sousa, Ferro Rodrigues e António Costa ajeitaram as respetivas coroas de flores e apresentaram pêsames à família de Jorge Sampaio, retirando-se em seguida, cerca das 11:25.

O velório, no antigo picadeiro real que fica junto ao Palácio de Belém, estará aberto ao público entre as 12h e as 23h de hoje.

No domingo, às 11h, haverá uma cerimónia de homenagem a Jorge Sampaio no Mosteiro dos Jerónimos, antes da saída do funeral para o Cemitério do Alto de São João, em Lisboa, onde a chegada do corpo do antigo Presidente está prevista para as 13h30.

Jorge Sampaio morreu na sexta-feira, aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras, no distrito de Lisboa, onde estava internado desde 27 de agosto, na sequência de dificuldades respiratórias.

O Governo decretou três dias de luto nacional, entre sábado e segunda-feira, pela morte do antigo Presidente da República e secretário-geral do PS, e cerimónias fúnebres de Estado.

Nas cerimónias fúnebres de Estado de Mário Soares, em janeiro de 2017, igualmente com três dias de luto nacional decretados pelo Governo, o corpo do antigo Presidente da República ficou em câmara ardente na Sala dos Azulejos do Mosteiro dos Jerónimos.

Na altura, a então ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, representou o Governo na receção do cortejo fúnebre, em substituição do primeiro-ministro, António Costa, que se encontrava na Índia em visita de Estado.

Leia Também: Cortejo fúnebre chegou à Câmara de Lisboa para primeira homenagem pública

Recomendados para si

;
Campo obrigatório