Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 64 mil concorrem ao Ensino Superior público na 1.ª fase

Na sequência do reforço das vagas inicialmente disponibilizadas foram apresentadas 240 novas candidaturas e alteradas 4.043 candidaturas, revela a tutela esta sexta-feira.

Mais de 64 mil concorrem ao Ensino Superior público na 1.ª fase
Notícias ao Minuto

18:53 - 10/09/21 por Melissa Lopes

País Ensino Superior

Depois do reforço de vagas do Concurso Nacional de Acesso 2021 (que aumentou mais 3.080 vagas face ao valor divulgado inicialmente em julho de 2021), mais 240 estudantes apresentaram a sua candidatura a este concurso, fixando o número final em 64.209 candidaturas, indicou, esta sexta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 

Numa nota enviada às redações, o Governo faz ainda o balanço das alterações e implicações que o reforço de vagas tiveram nos alunos que já tinham concorrido na primeira fase  mas também nos que ainda não o tinham feito. 

"A todos os candidatos que submeteram a sua candidatura no prazo de candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público foi permitida a atualização das suas opções de candidatura entre 7 e 9 de setembro, bem como a apresentação de candidatura aos interessados que não haviam feito. Na sequência desse processo, foram apresentadas 240 novas candidaturas e alteradas 4.043 candidaturas", refere a nota. 

Detalhadamente, dessas  64.209 candidaturas, 60.343 referem-se ao contingente geral, 1.113 ao contingente pelos Açores e 1.719 pela Madeira. Há ainda 628 candidatos pelo contingente de emigrantes, lusodescendentes e familiares que com eles residam; 44 dizem respeito a candidatos militares e ainda 362 pelo contingente de candidatos com deficiência.

Para o Governo,  a tendência de aumento de candidatos ao ensino superior público demonstra "uma confiança crescente dos jovens e das suas famílias na formação superior, nas instituições e nas vantagens decorrentes da qualificação superior", o que, frisa o ministério tutelado por Manuel Heitor,  "assume particular relevância no contexto do processo em curso de recuperação económica e social na sequência da crise internacional associada à pandemia". 

Os resultados da colocação dos estudantes decorrente desta primeira fase do concurso nacional de acesso são divulgados na segunda-feira, 27de setembro, no site da Direção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.gov.pt), podendo ainda ser consultados através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS1e Android2.

Leia Também: Universidades com mais 3.080 vagas para a primeira fase de acesso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório