Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Óbito/Sampaio: Liga dos Bombeiros manifesta condolências

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) manifestou hoje condolências pela morte do ex-Presidente da República Jorge Sampaio e anunciou o adiamento da inauguração da nova sede prevista para sábado.

Óbito/Sampaio: Liga dos Bombeiros manifesta condolências
Notícias ao Minuto

15:05 - 10/09/21 por Lusa

País Óbito/Sampaio

"A LBP lembra e enaltece a figura do ex-Presidente da República Jorge Sampaio e as qualidades que demonstrou na sua vida pública, de compromisso ativo com a liberdade e com a democracia", refere a Liga dos Bombeiros num comunicado, no qual apresenta "sentidas condolências" à família e ao PS.

A LPB recorda que Jorge Sampaio "deixa marca na sociedade portuguesa como cidadão empenhado, político e antigo supremo magistrado da nação pelas qualidades que evidenciou e demonstrou, reveladoras do seu caráter, sentimento verdadeiro em prol da liberdade, solidariedade e da democracia, tendo sempre ao longo do seu percurso de vida uma palavra de respeito e consideração pelos bombeiros portugueses".

"A LBP associa-se ao luto pelo falecimento do ex-Presidente da República, manifestando assim a admiração e o respeito que é credor por parte de todos os bombeiros de Portugal", frisa a Liga.

A Liga dos Bombeiros Portugueses indica ainda que, na sequência da morte de Jorge Sampaio, decidiu adiar a inauguração da nova sede, em Lisboa, prevista para sábado, sendo anunciada posteriormente nova data.

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio morreu hoje aos 81 anos, no hospital de Santa Cruz, em Lisboa.

Antes do 25 de Abril de 1974, foi um dos protagonistas da crise académica do princípio dos anos 60, que gerou um longo e generalizado movimento de contestação estudantil ao Estado Novo, tendo, como advogado, defendido presos políticos durante a ditadura.

Jorge Sampaio foi secretário-geral do PS (1989-1992), presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1990-1995) e Presidente da República (1996 e 2006).

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e, entre 2007 e 2013, foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Atualmente presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens sem acesso à educação.

Leia Também: Pedro Marques lembra "percurso exemplar" de Sampaio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório