Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Continente com aumento da área em seca meteorológica no final de agosto

Portugal continental registou no final de agosto face ao mês anterior um aumento da área em seca meteorológica, estendendo-se às regiões do interior norte e centro, mantendo-se o sotavento algarvio em seca severa, segundo o IPMA.

Continente com aumento da área em seca meteorológica no final de agosto
Notícias ao Minuto

07:57 - 10/09/21 por Lusa

País IPMA

De acordo com o índice meteorológico de seca (PDSI) disponível hoje na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no final de agosto verificou-se igualmente um aumento de intensidade na classe de seca moderada, que abrange agora quase toda a região sul e alguns locais dos distritos de Setúbal, Lisboa e Bragança.

O sotavento algarvio continua na classe de seca severa.

No final do mês de agosto, 43,3% de Portugal continental estava em seca fraca, 32,5% em seca moderada, 22% normal e 2,2% em seca severa.

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema".

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica.

A seca meteorológica está diretamente ligada ao défice de precipitação, quando ocorre precipitação abaixo do que é normal.

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico indica que o mês de agosto, em Portugal continental, classificou-se como quente e seco.

Segundo os dados do relatório, os valores médios da temperatura média do ar (22,61 graus Celsius) e da máxima (29,99 graus) foram superiores ao normal.

O valor médio de temperatura mínima do ar (15,23 graus), foi inferior ao valor normal, de acordo com os dados.

O relatório indica que entre 10 e 17 de agosto verificaram-se valores sempre acima do valor normal, em particular da temperatura máxima do ar, que nos dias 13 a 15 apresentou desvios em relação ao valor médio mensal superiores a 5 graus.

Durante aquele período (13 a 15) ocorreu uma onda de calor com duração entre seis e nove dias nas regiões do interior norte e centro, Vale do Tejo e em alguns locais do Alentejo.

O menor valor da temperatura mínima foi registado no dia 20 de agosto em Lamas de Mouro, no distrito de Viana do Castelo, (5,6 graus) e o maior valor em Reguengos (Évora) no dia 14 com 44,3 graus.

Segundo o relatório do IPMA, o valor médio da quantidade de precipitação em agosto (3,8 milímetros) foi inferior ao valor normal 1971-2000, correspondendo a 28% e sendo o 5.º valor mais baixo desde 2000 (mais baixo em 2010 com 1,2 milímetros).

Leia Também: Outono meteorológico já começou, mas temperaturas serão "acima do normal"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório