Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Marcelo condecora secretária-geral da Cimeira Ibero-Americana

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje a secretária-geral da Cimeira Ibero-Americana, Rebeca Grynspan, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, numa audiência no Palácio de Belém, em Lisboa.

Marcelo condecora secretária-geral da Cimeira Ibero-Americana
Notícias ao Minuto

21:40 - 09/09/21 por Lusa

País Presidente da República

"O Presidente da República recebeu, em audiência no Palácio de Belém, Rebeca Grynspan, tendo na ocasião imposto as insígnias da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique com que condecorou a Secretária-Geral da Conferência Ibero-Americana", lê-se numa pequena nota publicada no 'site' na Internet da Presidência.

Em abril, o chefe de Estado e o primeiro-ministro participaram, em Andorra, na XXVII Cimeira Ibero-Americana, que decorreu em formato semipresencial por causa da covid-19 e que teve como temas o combate à pandemia e o desenvolvimento sustentável.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa estiveram acompanhados pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa e de António Costa, também estiveram presentes o chefe de Governo de Andorra, Xavier Espot, o rei e o primeiro-ministro de Espanha, Filipe VI e Pedro Sánchez, e os presidentes da República Dominicana, Luis Abinader, e da Guatemala, Alejandro Giammattei. Os restantes chefes de Estado dos países latino-americanos participaram nos trabalhos da cimeira por videoconferência.

A comunidade ibero-americana é composta por 22 países, dos quais três europeus, Portugal, Espanha e Andorra, e 19 latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Cuba e República Dominicana.

A primeira cimeira desta comunidade realizou-se em 1991, em Guadalajara, no México. Os encontros repetiram-se, com periodicidade anual, até 2014. Desde então, passaram a ser de dois em dois anos.

Leia Também: Marcelo condecora Gouveia e Melo com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório