Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Funcionária do SEF ajudou um dos irmãos detidos por terrorismo em Lisboa

Pedido de ajuda foi feito através da namorada do iraquiano, uma portuguesa que trabalhava para organizações não governamentais.

Funcionária do SEF ajudou um dos irmãos detidos por terrorismo em Lisboa
Notícias ao Minuto

17:28 - 08/09/21 por Notícias ao Minuto

País Terrorismo

Um dos irmãos iraquianos detidos em Lisboa, por suspeitas de estar ligado ao Daesh, terá sido ajudado por uma funcionária do SEF, avança a SIC Notícias, esta quarta-feira.

De acordo com o canal de televisão, a mulher terá tentado uma autorização provisória de residência quando Ammar Ameen já estava sinalizado como sendo uma ameaça para o país.

A ajuda aconteceu a pedido da namorada do iraquiano, uma portuguesa que trabalhava para organizações não governamentais de ajuda a imigrantes, em Portugal.

Ao longo do tempo, a funcionária do SEF foi ajudando Ammar a tentar chegar ao objetivo, a autorização de residência provisória. Além dos telefonemas, houve, inclusive, um encontro a três, testemunhado ao longe pelos inspetores da Polícia Judiciária.

A mulher é agora suspeita de tentar beneficiar o iraquiano, que, ainda segundo a SIC Notícias, mantinha “comportamentos agressivos”. O pedido de autorização de residência foi apreendido durante as buscas aos quartos dos irmãos, assim como um computador, outros documentos, cartões de telemóvel, um revólver e uma munição.

Ao contrário do irmão Yasir, que aprendeu português, trabalhou num restaurante e integrou-se na sociedade, o Ministério Público (MP) considera que Ammar manteve sempre uma postura “instável e conflituosa”.

Ainda segundo o MP, ambos os irmãos aparecem em vídeos e fotografias de propaganda do Daesh.

Leia Também: Suspeitos de terrorismo detidos em Lisboa negam pertencer ao Daesh

Recomendados para si

;
Campo obrigatório