Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Detido por suspeita de ter ateado fogos florestais em Celorico de Basto

Os incêndios ocorreram a 10, 12 e 17 de agosto deste ano. O detido, adianta a PJ, terá recorrido "a chama direta para a respetiva ignição" dos fogos e "terá atuado por motivos fúteis".

Detido por suspeita de ter ateado fogos florestais em Celorico de Basto
Notícias ao Minuto

14:30 - 08/09/21 por Notícias ao Minuto

País PJ

A Polícia Judiciária (PJ) informou, esta quarta-feira, que deteve mais um suspeito pela prática de crimes de incêndio florestal.

Numa nota enviada às redações, a força policial precisou que o suspeito, um homem de 27 anos, foi detido em Braga fora de flagrante delito. 

O presumível autor terá sido responsável pelo início "de quatro incêndios florestais, ocorridos nos pretéritos dias 10, 12 e 17 de agosto, numa freguesia do concelho de Celorico de Basto".

O detido, que se encontra desempregado, terá recorrido "a chama direta para a respetiva ignição" dos fogos e "terá atuado por motivos fúteis".

"Os vários locais onde os incêndios tiveram início situam-se numa zona onde existiam condições de propagação a mancha florestal de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente", salientou a PJ. 

Estes quatro incêndios consumiram "vegetação herbácea, mato e arvoredo, não tendo atingido maiores proporções devido à rápida e eficaz intervenção dos bombeiros".

A autoridade revelou ainda, na mesma nota, que esta zona onde ocorreram os fogos tem sido, "há vários anos", destruída por chamas ali iniciadas.

Entretanto, o suspeito será presente ainda hoje à autoridade judiciária competente para realização de primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação que forem tidas por adequadas.

Leia Também: Homem de 64 anos detido por suspeita de atear fogo florestal em Soure

Recomendados para si

;
Campo obrigatório