Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Jovem a receber 2.700 euros? "Em que país vive o Miguel Sousa Tavares?"

Questão do jornalista ao primeiro-ministro António Costa está a causar rebuliço nas redes sociais.

Jovem a receber 2.700 euros? "Em que país vive o Miguel Sousa Tavares?"
Notícias ao Minuto

10:13 - 07/09/21 por Notícias ao Minuto

País Alberta Marques Fernandes

O primeiro-ministro António Costa deu, na noite desta segunda-feira, uma entrevista na TVI e TVI24, mas o que está a causar um rebuliço nas redes sociais são as palavras do jornalista Miguel Sousa Tavares - o entrevistador -, que, para questionar o chefe do Governo, usou um exemplo de um jovem que recebe 2.700 euros no primeiro emprego. 

"Imagine um jovem que vai para o mercado de trabalho, altamente qualificado, e pagam-lhe aquilo que para nós é um belo salário para quem começa: 2.700 euros por mês", disse Miguel Sousa Tavares.

A afirmação - que agora está a ser contestada na Internet - foi de imediato negada por António Costa: "Mas não pagam, infelizmente", retorquiu o primeiro-ministro. 

Contudo, o Sousa Tavares prosseguiu, afirmando que "o seu ministro das Finanças fica-lhe [ao jovem] com 45% disto, o que dá 1.400 euros limpos, dos quais ele vai pagar por um T1 em Lisboa mil euros". "Restam-lhe três hipóteses: ou vive com 400 euros que é impossível, ou vive em casa dos pais, ou vai-se embora". 

Costa voltou a contrariar o jornalista, asseverando que "dessa equação toda, há um dado base que, infelizmente, não corresponde à realidade: esse jovem altamente qualificado não tem como primeira oferta de emprego esse salário nem nada que se pareça". 

Alberta Marques Fernandes foi uma das personalidades que, no Twitter, comentou este enquadramento feito por Sousa Tavares. "'Um jovem altamente qualificado que receba no primeiro emprego 2700 euros…' Em que país vive o Miguel Sousa Tavares?", questionou. 

Leia Também: "O barco resistiu à tormenta e tem condições para partir por águas safas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório