"Se tudo correr bem, [o incêndio] pode ficar dominado daqui a uma hora, uma hora e meia", disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, cerca das 00h26, recordando que está "muito vento" no local.
No entanto, o CDOS de Vila Real explicou que o fogo está "controlado" e a ceder aos meios, alertando que a situação poderá mudar face às condições climatéricas.
A meio da noite de segunda-feira, presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, afirmou que o incêndio estava a ceder aos meios e previa-se que estivesse controlado nas próximas horas.
No local, segundo o autarca, o declive acentuado do terreno e o vento inconstante estava a "dificultar a tarefa" dos cerca de 150 operacionais que foram mobilizados para o fogo que está a lavrar numa zona de mato.
Na altura, no terreno estavam ainda 48 viaturas e duas máquinas de rasto que abriram faixas de contenção e de acesso para os bombeiros.
Segundo Alberto Machado, o incêndio tem uma frente ativa e as perspetivas apontam para que esteja controlado "nas próximas horas".
O fogo teve início pelas 23:25 de domingo, numa zona de mato da localidade de Soutelo de Matos, freguesia de Pensalvos e Parada de Monteiros, e pelas 01:00 entrou em fase de resolução, tendo-se verificado uma reativação às 15:30 de hoje.
"Este incêndio esteve praticamente controlado, depois houve um aumento significativo do vento, tivemos um momento preocupante também porque o incêndio estava a descer na direção da aldeia de Soutelo de Matos e a Proteção Civil Municipal, numa medida de prevenção, retirou algumas pessoas que já regressaram à localidade", salientou o autarca.
Cerca de 10 pessoas, idosos e uma criança, foram retiradas de quatro casas, mas apenas por precaução.
Dois bombeiros foram também assistidos por inalação de fumos.
Pelas 00h30 de hoje, segundo o 'site' na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), ainda estavam 151 operacionais, apoiados por 49 viaturas, no local.
Leia Também: Fogo de Vila Pouca de Aguiar está a ceder aos meios