Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Luto parental no Parlamento. Petição já ultrapassa as 40 mil assinaturas

A petição pública foi lançada pela Acreditar há menos de uma semana.

Luto parental no Parlamento. Petição já ultrapassa as 40 mil assinaturas
Notícias ao Minuto

23:50 - 06/09/21 por Notícias ao Minuto

País Luto

A petição pública lançada pela Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro - na passada quarta-feira já conta com mais de 40 mil assinaturas e vai assim levar ao Parlamento a discussão do luto parental.

O objetivo da associação é que se discuta o alargamento do período de luto pela perda de um filho de cinco para 20 dias consecutivos.

Tal como explica a Acreditar no site, a dor de perder um filho dura “toda uma vida”, logo os pais que sofrem uma perda desta “não estão em condições para regressar ao trabalho” num espaço tão curto como o de uma semana.

A iniciativa da petição foi lançada no primeiro dia de setembro, mês internacional de sensibilização para o cancro pediátrico.

Entre os signatários estão nomes conhecidos como a escritora Alice Vieira, o músico André Sardet,  o apresentador João Baião, a fadista Kátia Guerreiro, a escritora Lídia Jorge, Maria de Belém, o humorista Ricardo Araújo Pereira, assim como muitos médicos e outros profissionais de saúde, professores, psicólogos e até constitucionalistas.

Recorde-se que, anualmente, são diagnosticadas em Portugal cerca de 400 crianças com cancro em Portugal. A taxa de sobrevivência é de cerca de 80%.

Leia Também: Acreditar lança petição para alargar licença pela perda de um filho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório