Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Fogo de Vila Pouca de Aguiar está a ceder aos meios

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, afirmou que o incêndio de Soutelo de Matos está a ceder aos meios e que se prevê que esteja controlado nas próximas horas.

Fogo de Vila Pouca de Aguiar está a ceder aos meios
Notícias ao Minuto

22:46 - 06/09/21 por Lusa

País Incêndios

No local, segundo o autarca, o declive acentuado do terreno e o vento inconstante estão a "dificultar a tarefa" dos cerca de 150 operacionais que foram mobilizados para o fogo que está a lavrar numa zona de mato.

No terreno estão ainda 48 viaturas e duas máquinas de rasto que abriram faixas de contenção e de acesso para os bombeiros.

Segundo Alberto Machado, o incêndio tem uma frente ativa e as perspetivas apontam para que esteja controlado "nas próximas horas".

O fogo teve início pelas 23h25 de domingo, numa zona de mato da localidade de Soutelo de Matos, freguesia de Pensalvos e Parada de Monteiros, e pelas 01h00 entrou em fase de resolução, tendo-se verificado uma reativação às 15h30 de hoje.

"Este incêndio esteve praticamente controlado, depois houve um aumento significativo do vento, tivemos um momento preocupante também porque o incêndio estava a descer na direção da aldeia de Soutelo de Matos e a Proteção Civil Municipal, numa medida de prevenção, retirou algumas pessoas que já regressaram à localidade", salientou o autarca.

Cerca de 10 pessoas, idosos e uma crianças, foram retiradas de quatro casas, mas apenas por precaução.

Dois bombeiros foram também assistidos por inalação de fumos.

Leia Também: Fogo de Vila Pouca de Aguiar com frente ativa a lavrar com intensidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório