Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente do Governo dos Açores apela ao diálogo no setor do leite

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, apelou hoje ao diálogo entre os diferentes intervenientes da fileira do leite, no sentido de apostarem em produtos de valor acrescentado.

Presidente do Governo dos Açores apela ao diálogo no setor do leite
Notícias ao Minuto

14:44 - 06/09/21 por Lusa

País José Manuel Bolieiro

uma estratégia que deve ser considerada em diálogo diretamente com a indústria, mas também através dos seus representantes, e as oportunidades que as subvenções públicas podem dar para esta inovação na linha de produtos da área dos laticínios", afirmou, referindo-se à "vocação" da indústria de laticínios nos Açores para "uma oferta de valor acrescentado nos seus produtos".

José Manuel Bolieiro falava em Angra do Heroísmo, à margem de uma reunião com os dirigentes da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), que entregaram ao presidente do executivo açoriano um documento com "contributos" para a governação.

A crise do setor do leite, que levou recentemente as associações agrícolas dos Açores a ameaçar reduzir o efetivo caso não houvesse um aumento do preço do leite, foi um dos assuntos em discussão.

Para José Manuel Bolieiro, "é preciso refletir e concertar os custos de contexto da operação na indústria", para "valorizar o rendimento" da indústria e da produção.

"É preciso também garantir sustentabilidade, negócio e rentabilidade à própria indústria, numa solução de relação com a distribuição, que seja justa e compatível com a melhoria do rendimento de todos os que participam nesta cadeia de interesses na fileira dos laticínios", apontou.

Questionado sobre se o executivo açoriano iria condicionar os apoios públicos ao tipo de produtos lácteos, o presidente do Governo Regional afirmou: "Precisamos obviamente, face à nossa condição arquipelágica ultraperiférica, de combater os custos desta insularidade através da capacidade de produção e de uma economia de transação com produtos de valor acrescentado. É uma estratégia global que temos para as políticas públicas do futuro dos Açores".

Para a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), que promoveu, na semana passada, uma reunião entre vários empresários do setor, em conjunto com o Núcleo de Empresários da Lagoa (NELAG), "a indústria está forçada a entender-se com a produção".

"É algo que terá de ser promovido. O senhor presidente do Governo tem também essa convicção, essa preocupação, tem feito diligências nesse sentido, e julgo que vamos no bom caminho. Tudo leva o seu tempo, mas julgo que vamos no bom caminho no que a isso diz respeito", disse.

Da documentação entregue pela associação empresarial representativa das ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa, que o presidente do Governo Regional garantiu que "será considerada e tida em conta", constam também preocupações com a promoção turística.

Segundo Marcos Couto, os Açores têm de "ser promovidos como um destino de nove ilhas, todas elas diferentes, todas elas complementares".

"É algo que nos parece essencial para o sucesso da própria promoção", sublinhou.

Leia Também: Bolieiro justifica unidade de radioterapia com dignidade do doente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório