Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Costa e Sampaio estiveram com iraquiano detido por ligações ao Daesh

Encontro com Yasser Ameen ocorreu em 2018 quando o iraquiano já estava a ser investigado.

Costa e Sampaio estiveram com iraquiano detido por ligações ao Daesh
Notícias ao Minuto

12:25 - 06/09/21 por Notícias ao Minuto

País Daesh

António Costa e Jorge Sampaio estiveram, em janeiro de 2018, com Yasser Ameen, um dos dois irmãos iraquianos que foram detidos na semana passada pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de ligação ao Daesh [de óculos e camisola bordô na foto]. A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo Diário de Notícias.

O encontro ocorreu no restaurante Mezze - que integra refugiados do Médio Oriente e se situa no bairro lisboeta de Arroios - onde o iraquiano trabalhava. À época, já estava a ser investigado há pelo menos seis meses pelas autoridades nacionais.

Na altura, o primeiro-ministro publicou diversas fotografias desta visita, em que se fez acompanhar do ex-Presidente da República, na sua conta oficial de Twitter. Numa delas, surge junto a Yasser Ameen. 

"Portugal tem sido exemplar no acolhimento a refugiados. O restaurante Mezze, em Lisboa, da associação Pão a Pão, com a sua equipa do Médio Oriente, é prova da integração bem-sucedida, fruto do empreendedorismo e do apoio da sociedade civil e de instituições públicas e privadas", escreveu António Costa.

Já na página do restaurante, Yasser surge como empregado de mesa e há uma pequena biografia: "Toda a gente chama Adam ao Yasser porque era assim que a sua mãe sempre o chamou. Nasceu (em 1993) e cresceu em Mossul, no Iraque. Com a cidade sob controlo do Daesh, sem trabalho e sem conseguir terminar o curso de Medicina (do qual completou três anos), o Adam acabou por deixar o país, juntamente com o irmão mais velho".

"Chegou a Portugal em meados de 2017, mas para isso teve de passar pela Síria, Turquia e Grécia. É um apreciador de toda a comida iraquiana, e é ele próprio um excelente cozinheiro, mas tem sobretudo saudades de um bom kebab de frango à moda de Mossul. Mas com 85% da sua cidade ainda destruída, é em Portugal que conta ficar e, se tudo correr bem, comprar a sua própria casa", pode ainda ler-se.

Notícias ao Minuto Biografia de Yasser Ameen no site do Mezze© Restaurante Mezze

De recordar que, na passada quinta-feira, cerca de quatro anos depois de terem entrado no país a partir da Grécia, através de um programa da União Europeia para a recolocação de refugiados, os dois irmãos foram detidos na Grande Lisboa e ficaram sujeitos à medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.

Ambos estão acusados, segundo a PJ, de "adesão e apoio a organização terrorista internacional, de terrorismo nacional e contra a humanidade". Apesar disso, não há indícios de que os suspeitos tenham cometido quaisquer destes crimes em território nacional. Ambos negam as acusações e vão recorrer.

Leia Também: Iraquianos detidos em Portugal por ligação ao Daesh em prisão preventiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório