Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Madeira. Plano de Combate a Incêndios assegurado por cinco mil elementos

O Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, classificou hoje de "extrema importância" o Plano Operacional de Combate a Incêndios Florestais (POCIF), em vigor na Madeira desde 15 de junho e composto por cinco mil elementos.

Madeira. Plano de Combate a Incêndios assegurado por cinco mil elementos
Notícias ao Minuto

19:48 - 03/09/21 por Lusa

País Incêndios

"Este programa com base nos nossos meios no terreno permite uma vigilância de 24 horas por toda a Madeira", ressalvou o secretário regional da Saúde e Proteção Civil à margem da visita realizada às equipas que integram o programa.

Para Pedro Ramos, a "extrema importância" do plano reside na "sinalização, detenção e o acionamento de meios para que todas as áreas que, de repente, começam a se incendiar, possam ser rapidamente resolvidas".

O governante frisou ainda que é essa sinalização e detenção inicial que permite depois o acionamento dos meios de acordo com as necessidades.

"Até este momento, o balanço é positivo. Temos tido um ano diferente. Já tivemos alguns fogos como é natural, mas, apesar dos dias em que tivemos altas temperaturas, não tivemos de passar por situações que já passámos em anos anteriores", disse, enfatizando "que as equipas estão sempre em condições de detetar algo mesmo que seja inesperado".

O secretário com a tutela da Saúde e Proteção Civil afirmou que o POCIF vai manter-se o ano todo, incluindo o meio aéreo.

"Este helicóptero Multimissão é designado não só para o combate, mas também para o apoio, para o resgate e transporte de equipas que, de facto, necessitem de chegar a lugares inacessíveis. Estamos satisfeitos, responde às nossas necessidades", salientou.

Pedro Ramos explicou ainda que este foi um "ano especial" porque foi "o ano de introdução" daquele meio aéreo.

Entre 07 de julho e 01 de agosto, a Madeira teve dois helicópteros "em missão de formação, preparação e composição da equipa para este novo helicóptero que, em vez de ser de cinco elementos como os anteriores, passa a ser oito elementos", afirmou o secretário regional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório