Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Subsídios de risco dados com um "muito significativo esforço financeiro"

Declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, depois de o Governo ter aprovado o subsídio de risco da PSP e GNR.

Subsídios de risco dados com um "muito significativo esforço financeiro"
Notícias ao Minuto

11:30 - 03/09/21 por Notícias ao Minuto

País Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta sexta-feira que os subsídios de risco das Forças de Segurança, aprovados pelo Governo ontem, vão ser dados através de um esforço financeiro "muito significativo", de 50 milhões de euros anuais.

"Estes subsídios significam um muito significativo esforço financeiro que não tem nesta legislatura comparação com qualquer outra área na sua dimensão financeira englobada", explicou o governante, aproveitando para anunciar o valor do mesmo que será de 100 euros.

Aos jornalistas, Eduardo Cabrita explicou que o vencimento de todos os profissionais das forças de segurança tem uma remuneração base, à qual acresce um complemento de serviço e risco, que tem uma base percentual variável e que corresponde a 20% da remuneração base e um valor fixo que é atualmente de 31 euros.

"A bem da justiça e de privilegiar aqueles que têm justamente remunerações mais baixas, a opção do Governo foi por não tocar na componente percentual e reforçar, ou seja, mais do que triplicar, passando de 31 para 100 euros, a componente fixa", anunciou o ministro.

Sublinhou que este aumento representa uma "nova despesa" global de cerca de 50 milhões de euros anuais para os cofres do Ministério da Administração Interna, além de mais cerca de cinco milhões de euros adicionais através do Ministério da Justiça por causa do efeito desta medida no regime dos guardas prisionais.

"Estamos a falar de uma revisão que envolve, em termos de compromisso de despesa permanente, para o estado, uma despesa de 55 milhões de euros", frisou Eduardo Cabrita.

Recorde-se que o subsídio de risco é uma das principais e mais antiga reivindicação dos polícias e a atribuição deste suplemento está prevista no Orçamento do Estado deste ano, numa decisão dos partidos da oposição e não do Governo.

Leia Também: Polícias desconhecem valor do subsídio de risco aprovado pelo Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório