Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

CGI indigita Luísa Maria Coelho Ribeiro administradora da RTP

O Conselho Geral Independente (CGI) indigitou Luísa Maria Coelho Ribeiro para membro do Conselho de Administração da RTP para o mandato 2021-2023, anunciou hoje o órgão.

CGI indigita Luísa Maria Coelho Ribeiro administradora da RTP
Notícias ao Minuto

15:36 - 01/09/21 por Lusa

País RTP

Luísa Maria Coelho Ribeiro substitui Ana Dias como administradora da RTP com o pelouro financeiro.

"Tendo Ana Isabel dos Santos Dias renunciado ao cargo de vogal do Conselho de Administração da RTP, por motivos pessoais, o CGI, nos termos do artigo 11.º dos Estatutos da RTP, aprovados pela Lei n.º 39/2014, de 9 de julho, escolheu e, após parecer prévio e vinculativo do Ministério das Finanças, indigitou para membro do Conselho de Administração da RTP para o mandato 2021-2023, Luísa Maria Coelho Ribeiro, como vogal responsável pela área financeira", lê-se no comunicado.

Luísa Ribeiro é executiva ao nível do Conselho de Administração de várias empresas com presença internacional, com mais de 25 anos de experiência nas áreas financeira e jurídica, nomeadamente na banca, telecomunicações, media, tecnologias de informação e capital de risco.

Doutorada em Finanças, pela Faculdade de Economia do Porto, conduziu a investigação fundamental sobre a evolução dos modelos de negócio da indústria de televisão, incluindo o impacto das plataformas digitais, de acordo com o seu o seu currículo.

No seu mestrado em Ciências Empresariais, Luísa Ribeiro estudou o setor, desenvolvendo a sua tese sobre a indústria da televisão por cabo.

Desde janeiro de 2020 até agora, a administradora indigitada foi membro da Comissão Executiva da ebankIT Omnichannel Innovation, empresa de 'software' para canais digitais de elevado crescimento, com presença em 11 países.

No âmbito das suas responsabilidades, contam-se o controlo de gestão, tesouraria, financiamentos e negociações com bancos e outras entidades, em termos de área financeira; negociação de contratos de vários milhões de euros em geografias como a Suíça, Canadá, REino Unido, Roménia, África do Sul e Kuwait, no que respeita à área jurídica; e atividades para captar investimento internacional e reporte a acionistas, em termos de relações com investidores, entre outros.

De 2015 a dezembro de 2019 foi membro não executivo do Conselho de Administração.

Entre 2013 e dezembro de 2015 foi 'partner' da Pathena, fundo de 'venture' capital investido pelo Banco Europeu de Investimento.

Entre 2001 e julho de 2013, Luísa Ribeiro foi senior M&A [fusões e aquisições] da Sonaecom SGPS, tendo ainda sido anteriormente analista sénior do BPI Risk Equity.

Foi ainda consultora do Banco Mundial e professora convidada de vários cursos.

Em 2015/2014 participou no "Estudo de Caracterização Económica e Financeira dos grupos de media em Portugal", projeto financiado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), e é autora do livro "A Televisão Paga - Dinâmicas de mercado em Portugal e na Europa", da Edição Media XXI, setembro de 2007.

No âmbito das suas responsabilidades profissionais no grupo Sonae (Sonaecom), Luísa Ribeiro participou regularmente nas conferências anuais da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), de 2001 a 2012.

Luísa Ribeiro substitui Ana Dias Fonseca, que no final de junho renunciou ao cargo por "razões pessoais".

A Cofina divulgou na terça-feira que Ana Dias iria substituir Alda Delgado, a partir de hoje, na sua Comissão Executiva.

Ana Dias assume o cargo de administradora executiva na Cofina Media, com responsabilidade na direção financeira, direção de recursos Humanos, direção dos sistemas de informação e na Grafedisport.  

No final de março, o CGI tinha anunciado que Nicolau Santos, ex-presidente da Lusa, e o administrador da RTP Hugo Figueiredo eram os nomes escolhidos para integrar o novo Conselho de Administração da RTP.

Em 27 de abril, o CGI indigitou a nova administração da RTP.

Leia Também: Fernando Daniel e Diogo Piçarra participam em novela 'sensação' da RTP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório