Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AIS pede aos portugueses ajuda para apoio aos afetados por sismo no Haiti

A Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre) está a pedir aos portugueses ajuda para "responder aos pedidos de socorro" que chegam do Haiti, na sequência do sismo que atingiu o país no dia 14 de agosto.

AIS pede aos portugueses ajuda para apoio aos afetados por sismo no Haiti
Notícias ao Minuto

13:19 - 01/09/21 por Lusa

País Haiti

Em carta enviada os benfeitores portugueses da instituição, Catarina Martins de Bettencourt, diretora do secretariado português da AIS, sublinha que não se pode "abandonar esta igreja [do Haiti] que luta para apoiar o seu povo nestes tempos difíceis" e recorda que a "Fundação AIS não ficou indiferente" à tragédia e "já atribuiu -- a nível internacional -- um fundo de emergência no valor de meio milhão de euros".

"No entanto, esta verba é exígua face à dimensão da catástrofe", segundo a AIS, acrescentando que tem recebido "todos os dias angustiantes pedidos de socorro" vindos de famílias do Haiti que perderam tudo no terramoto.

Em nota hoje divulgada, a Fundação AIS refere que, embora o balanço ainda seja "provisório", o sismo, de magnitude 7,2, "provocou cerca de 2.200 mortos, mais de 12 mil feridos e destruiu ou danificou mais de 130 mil habitações. Há ainda centenas de desaparecidos. Calcula-se que 600 mil pessoas precisem de ajuda humanitária".

"Este sismo foi quase um golpe de misericórdia para muitas famílias atoladas no desemprego e na pobreza que caracterizam a vida do Haiti, um dos países mais pobres do mundo", acrescenta a nota.

O padre Jean-Jacques Saint-Louis, Superior Provincial dos Padres Montfortinos no Haiti, citado no comunicado, afirmou que "a situação é insustentável. As pessoas estão demasiado assustadas para regressarem às suas casas".

"Temos que providenciar comida, roupa, água, medicamentos e abrigo temporário. De momento, isto é o mais importante", acrescentou o sacerdote.

Já o cardeal Chibly Langlois, atual bispo de Las Cayes, aponta como prioridade providenciar abrigo a quem perdeu tudo.

"As pessoas estão a dormir no chão. Não há água, nem eletricidade, nem comida, nem roupa...", disse.

Leia Também: ONU solicita 187 milhões de dólares para ajuda urgente aos haitianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório