Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

INEM tem nova ambulância e será inaugurada por Lacerda Sales

Esta é a segunda SIV a iniciar funções em 2021 e a 43.ª a operar em Portugal. Cerimónia de inauguração contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

INEM tem nova ambulância e será inaugurada por Lacerda Sales
Notícias ao Minuto

23:46 - 31/08/21 por Notícias ao Minuto

País INEM

Uma nova Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM começa a circular esta quarta-feira, 1 de setembro, em Alcácer do Sal.

Esta é, saliente-se, a segunda SIV a iniciar funções em 2021 e a 43.ª a operar em Portugal, refere o INEM numa publicação na rede social Twitter. 

"Este novo meio de emergência médica pré-hospitalar irá atuar a partir do Serviço de Urgência Básica (SUB) daquela localidade, visando melhorar a assistência pré-hospitalar a vítimas de acidente e doença súbita naquela região do país", esclarece a nota enviada às redações. 

O arranque de atividade da SIV de Alcácer do Sal será assinalado com uma cerimónia, com início previsto para as 15h desta quarta-feira, e que contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

As Ambulâncias SIV do INEM são tripuladas por um enfermeiro e um Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) e "têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados de Suporte Imediato de Vida (SIV), designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida (SAV)", pode ainda ler-se. 

Para além da carga normal de qualquer Ambulância de Emergência Médica, a Ambulância SIV conta ainda com um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos que permitem aos operacionais realizar "intervenções diferenciadas através da aplicação de protocolos médicos de atuação". 

Vale ainda referir que o equipamento SIV permite a transmissão de eletrocardiogramas e sinais vitais, pelo que o médico em serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM pode aconselhar corretamente a equipa e encaminhar a vítima para a Unidade Hospitalar mais adequada.

Leia Também: Homem morre após ser esfaqueado em desentendimento no Barreiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório