Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

APAV lança manual para apoio a vítimas de cibercrime

A Associação de Apoio à Vítima (APAV) disponibilizou hoje um manual de apoio para situações de cibercrime, uma prática que segundo as estimativas apresentadas afeta um milhão de pessoas por dia.

APAV lança manual para apoio a vítimas de cibercrime
Notícias ao Minuto

12:09 - 31/08/21 por Lusa

País Violência

O documento, disponível 'online', foi elaborado em parceria com a Procuradoria Geral da República, a GNR e outras entidades, tendo recebido apoio comunitário.

"Embora a Internet tenha facilitado atividades como as compras e permitido o contacto interpessoal, também criou outro cenário em que o crime pode ocorrer. Estes crimes cibernéticos podem incluir 'phishing', fraude, perseguição, discurso de ódio e abuso sexual de crianças", especificou a APAV em nota enviada à comunicação social.

O Manual de Procedimentos é o culminar de um projeto que envolveu ações de formação para as forças de segurança, mas também para crianças e jovens, no sentido de sensibilizar para o problema.

Foi também criado um Manuel de Formação para os profissionais que atuam nesta área.

O Manual de Procedimentos divide-se em duas secções principais: Compreensão e Intervenção.

"Com a baixa taxa de denúncia de cibercrimes, um dos objetivos desta secção é educar os utilizadores da Internet sobre conceitos relevantes em matéria de cibercrime, para que estejam mais bem equipados para tomar medidas, caso se tornem vítimas", explicou a APAV no documento hoje divulgado.

Aos utilizadores é fornecida informação sobre o quadro jurídico em torno do cibercrime, particularmente em países que fazem parte da União Europeia. "Ao discutir o cibercrime e o que este implica, o objetivo final é não só ser capaz de ajudar estas vítimas, mas também evitar que estes crimes prejudiquem mais utilizadores da Internet", defendeu a entidade promotora.

O Manual de Formação aborda a compreensão dos fenómenos e o enquadramento legal dos mesmos, com secções dedicadas ao "Apoio especializado a vítimas de cibercrime" e técnicas a adotar em caso de assistência às vítimas, além de um conjunto de recomendações para ajudar a esclarecer eventuais questões e "facilitar o trabalho de campo".

Com a iniciativa pretende-se abordar a criminalidade informática a nível interno e formar parcerias, especialmente entre a UE, que permitam "uma abordagem unida e internacional" para prevenir o crime e proteger as vítimas.

A cibercriminalidade pode ameaçar pessoas, grupos, empresas e governos, frisou a APAV.

Os documentos estão disponíveis em português, inglês, romeno e alemão.

Leia Também: Número de internautas na China supera os mil milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório