Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Duas entidades retiram alguma vantagem política" do ataque em Cabul

Francisco Louçã debruçou-se esta sexta-feira, no seu espaço de comentário da SIC Notícias, sobre o ataque terrorista em Cabul, que fez, pelo menos, 170 mortes.

"Duas entidades retiram alguma vantagem política" do ataque em Cabul

Francisco Louçã aponta “consequências políticas”, pelo menos, no imediato, do atentado terrorista ocorrido na quinta-feira nas imediações do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, que fez, pelo menos, 170 mortes e mais de duas centenas de feridos.

“Apesar da dimensão desta tragédia e da crueldade deste tipo de ataques sobre a população, há duas entidades que retiram alguma vantagem política do acontecimento, que era previsto, já: Os Estados Unidos e os próprios talibãs”, indicou o comentador, esta noite de sexta-feira, no seu espaço de opinião da SIC Notícias.

O ex-dirigente do Bloco de Esquerda explica que os Estados Unidos “podem agora apontar para um outro adversário”, retirando a atenção dos talibãs, “com quem fizeram uma negociação”. Por outro lado, “os talibãs aproveitam para apresentar perante a opinião pública mundial um outro grupo como tendo práticas distintas das suas”.

“Há uma vantagem imediata nesta exibição de força”, indicou Louçã, referindo-se a um potencial e momentâneo alívio de pressão sobre dois dos intervenientes nos acontecimentos na cidade afegã.

Os efeitos a longo prazo destes acontecimentos - que Louçã descreve como "o final de uma tragédia política" - ainda são difíceis de prever, refere o comentador. “Haverá uma grande instabilidade política, militar e do ponto de vista da segurança interna”, vaticinou.

Sublinhe-se que, pelo menos, 170 afegãos morreram e 200 ficaram feridos no ataque bombista em Cabul, na quinta-feira, de acordo com uma fonte do Ministério da Saúde afegão.

Os Estados Unidos já tinham indicado que no atentado morreram 13 militares norte-americanos e outros 18 ficaram feridos e o Governo britânico também comunicou a morte de três cidadãos britânicos, dois adultos e uma criança.

Leia Também: Talibãs dizem controlar aeroporto de Cabul, Pentágono desmente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório