Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Açores: Grupos Central e Ocidental com aviso amarelo por causa da chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos amarelos para as ilhas dos grupos Central e Ocidental dos Açores devido às previsões de chuva por vezes forte e trovoada a partir da madrugada de sexta-feira.

Açores: Grupos Central e Ocidental com aviso amarelo por causa da chuva
Notícias ao Minuto

12:44 - 26/08/21 por Lusa

País Mau tempo

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores refere que, de acordo com o IPMA, "uma depressão complexa a norte do arquipélago, com um sistema frontal associado com atividade moderada a forte, provocará um agravamento do estado do tempo particularmente nas ilhas dos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central" (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial).

No grupo Ocidental, o aviso amarelo, estará ativo entre as 00:00 e as 12:00 de sexta-feira (01:00 e 13:00 em Lisboa), período em que está prevista precipitação por vezes forte e podendo ser acompanhada por trovoada.

No grupo central, o aviso amarelo vigora entre as 03:00 e as 15:00 de sexta-feira (04:00 e 16:00 em Lisboa).

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, nomeadamente consolidação de telhados, portas e janelas, limpeza dos sistemas de drenagem das residências e guardar os objetos soltos.

Não circular sem necessidade, tendo em conta a formação de lençóis de água nas estradas, são outras das medidas de autoproteção da Proteção Civil açoriana.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia Também: Açores com 268 mil dormidas em julho, cerca de 30% abaixo de 2019

Recomendados para si

;
Campo obrigatório